Guia_Onibus_2019

13 AUTODATA // GUIA DA INDÚSTRIA DE ÔNIBUS E VANS // JUNHO 2019 CONFORTO SEMPRE – Segundo levanta- mento do Ibope Inteligência, de 2018, metade da população da maior metrópole do Brasil passa aproximadamente três horas todos os dias em deslocamentos pela cidade. Desses, 43% fazem essa jornada diariamente de ônibus, em uma frota circulante composta por 14 mil carros, distribuídos em 1 mil 340 linhas. Por isso não causou estranheza quando o edital de licitação para renovação da frota de ônibus de São Paulo exigiu um mínimo de 25% da frota com ar condicionado, plataforma para acessibilidade e vidros colados, para melhor isolamento térmi- co e acústico. Isso representa conforto para os 9,5 milhões de passageiros diários do sistema de transporte público. Não é luxo, é necessidade. Jorge Carrer, gerente Executivo de Vendas de Ôni- bus da Volkswagen Caminhões e Ônibus, acom- panha de perto esse mercado e acrescenta à lista de itens de conforto a suspensão pneumática. O sistema reduz as vibrações e ruídos que surgem do contato do veículo com as ruas. No entanto, o ritmo gradual de introdução das tecnologias modernas nos veículos obedece o cronograma das planilhas de custo. Poloni da Agrale lembra que o operador de transporte de passageiros precisa ter condições favoráveis para, além de renovar sua frota, fazê-lo incorporando equipamentos e tecnologias. Viajar bem e melhor tem seu preço, o que sempre é motivo de discus- são entre o poder público as empresas e aqueles que são diretamente afetados e os maiores inte- ressados: os passageiros. “O veículo autônomo é uma tendência.” Walter Barbosa, Mercedes-Benz do Brasil O executivo explica que a adoção de equipamentos de alta tecnologia reflete a estratégia de tornar as viagens rodoviárias cada vez mais seguras, com as montadoras fazendo sua parte, ou seja, melhorando os produtos. Os outros pilares são melhoria das condições das estradas e educação para o trânsito. De acordo com o Anuário Estatístico de Segurança rodoviária, feito pela ANTT-Agência Nacional de Transportes Terrestres, em 2017 aconteceram 2 mil 017 acidentes em rodovias federais. Isso repre- senta a média diária de mais de cinco ocorrências. Motivo mais do que suficiente para se investir em novas tecnologias. A tecnologia é versátil, pois manter o ônibus à distância constante do veículo da frente é apenas uma das programações possíveis que o produto pode ter, em alguns casos podendo chegar a sete opções. O sistema com sensores instalados na car- roçaria determina a posição do outro veículo e faz as correções controlando a aceleração e os freios. Já a frenagem de emergência opera com a mes- ma base de sensores e o sistema de alarme para troca de faixa apenas indica que a operação foi realizada sem a devida segurança. Mas a adoção de tecnologia de ponta não significa que outros itens deixam de ser valorizados pelo operador. Ao contrário. Para os fabricantes de chassis ainda é grande a necessidade de incremen- tar o produto com itens já bem conhecidos. O gerente Nacional de Vendas de Veículos da Agrale, Silvan Poloni, lembra que são vendidos no mercado brasileiro produtos com equipamentos de segurança ativa como freios ABS, controle de tração e auxilio eletrônico na estabilidade de série. São itens bastante valorizados pelos operadores.

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