Guia_Onibus_2019

16 AUTODATA // GUIA DA INDÚSTRIA DE ÔNIBUS E VANS // JUNHO 2019 Empresas apostam em itens que tornem as viagens de ônibus mais agradáveis para as pessoas realizarem suas tarefas de lazer ou trabalho Sem tempo perdido Encarroçadoras sidades dos passageiros. Soluções estruturais, como vidros colados, para melhor isolamento térmico e acústico; além de mais conforto, como ar condicio- nado e plataforma para acessibilidade estão cada vez mais presentes nos ônibus mais novos. Na demanda por mais tecnologia a bordo, Tiago J. Zanette, gerente de Negócios da Comil, destaca os acessórios ligados a conectividade como os mais exigidos. Aplicativos de celulares para reprodução de mídia, carregador USB, WI-FI, monitores de TV são alguns deles. Pikussa da Marcopolo destaca a ambientação como outro aspecto a ser explorado para proporcionar mais conforto aos passageiros. A empresa já oferece iluminação interna indireta com conceitos de bio lightining, que muda de cor e intensidade de acordo com o horário, por exemplo. TECNOLOGIA PARA O MOTORISTA – A tendência de elevar o nível tecnológico dos ôni- bus passa também por oferecer aos motoristas novos equipamentos. Maurício Lourenço da Cunha, diretor Industrial da Caio Induscar, lembra que as empresas precisam estar sempre atentas também a essas neces- sidades de mercado. Na prática as empresas oferecem ferramentas que auxiliam o gerenciamento da operação de transporte urbano e rodoviário. Alguns dos equipamentos que estão sendo introduzidos nos veículos são sistemas de comando inteligente que identificam as falhas no sistema elétrico, telemetria com coleta automática de sinais de falha e desempenho operacional do veículo. Além de outros equipamentos já bastante comuns como monitoramento da localização, velocidade média e tempo parado do ônibus. Melhorar a experiência do passageiro a bordo do ônibus é a principal tendência que orienta a indús- tria fabricante de carroçarias. Para Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, isso significa oferecer ao usuário a melhor utilização do espaço e do tempo a bordo, contribuindo para uma viagem tranquila. O executivo aponta que já há no Brasil uma grande demanda das pessoas que, na prática, têm obriga- toriamente uma relação cotidiana com o transporte coletivo. A tendência é que, por conta da necessida- de de uma mobilidade mais eficiente, as opções de transporte coletivo tenham uma evolução tanto em soluções voltadas ao conforto como também com relação ao meio ambiente. Para as novas gerações mais engajadas em sustentabili- dade o relatório divulgado ano passado pela Organiza- ção Mundial de Saúde é um forte argumento em favor do uso de transporte coletivo: a poluição do ar mata 7 milhões de pessoas ao ano, com grande contribuição dos veículos automotores em centros urbanos. A opção pelo transporte coletivo ganha força diante do resultado da 11ª Pesquisa de Mobilidade Urbana. O levantamento foi realizado pelo Ibope Inteligên- cia em 2017 e aponta que 80% dos moradores da maior cidade do País deixariam o carro em casa se o transporte coletivo fosse melhor. Como a maioria das viagens em transporte coletivo é feita pelos 14 mil ônibus, veículos que transportam diariamente 9,5 milhões de pessoas, o desafio por melhoria no trans- porte está lançada. A parte que cabe à indústria para tornar o transporte coletivo melhor tem caminhado com as empresas incorporando equipamentos que atendem as neces-

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