Guia_Onibus_2019

9 AUTODATA // GUIA DA INDÚSTRIA DE ÔNIBUS E VANS // JUNHO 2019 O desempenho estimado para este ano faz parte do resultado tímido, mas positivo, registrado em 2017 quando o setor emplacou 11 mil 755 unida- des. Esse resultado, no entanto, foi somente um terço das quase 33 mil unidades de 2013, quando a indústria comemorou ótimos resultados. Depois desse período, com o agravamento da crise econômica, o mercado de ônibus passou a registrar quedas sucessivas em seus negócios, dificultando bastante a sustentabilidade de algu- mas operações. Mesmo com o processo lento de recuperação dos últimos três anos, o setor ainda não encontrou os seus melhores dias. uma das características do cenário de vendas em 2019: a distribuição de oportunidades de negócios em diversas regiões do País. O executivo lembra que as movimentações habituais no setor, como renovações de frota e novas licitações, reajustes de tarifa do transporte público, e até melhora no cenário de disponibilidade de crédito, voltaram a acontecer em ritmo mais acelerado, principalmente nas capitais. A necessidade de troca de ônibus é uma realidade e Silvan Poloni, gerente Nacional de Vendas de Veículos da Agrale, lembra que a grave crise eco- nômica que atingiu o País nesses últimos anos foi a responsável por criar necessidade de renovação em todos os segmentos de mercado. Dentre todas as licitações mais aguardadas a da cidade de São Paulo – que vinha sendo adiada há anos – finalmente foi liberada pela Justiça no início “o segmento Rodoviário já dá mostras de recuperação” Silvan Poloni, Agrale 2018 ATÍPICO – No primeiro semestre do ano passado as vendas foram infladas por um movi- mento de antecipação de compras. Tudo por conta da legislação que permitia a compra de ônibus sem plataforma elevatória até julho, equipamento que se tornou obrigatório nos ônibus tanto no segmento urbano quanto rodoviário e fretamento. E que obviamente encareceu os produtos. Além disso, por força da legislação, no segundo semestre de ano eleitoral não se realizam vendas a governos estaduais e municipais para evitar que a caneta do poder Executivo influencie o resultado das urnas. Esse sobe e desce no ritmo das encomendas acabou prejudicando um desempenho ainda melhor, mas tudo isso já era esperado pelo setor. Já este ano a situação é diferente e bastante favorável aos fabricantes. Sem os impedimentos legais, somada à retomada gradual da economia, o cenário para o mercado de ônibus será melhor que o de 2018. Jorge Carrer, gerente Executivo de Vendas de Ôni- bus da Volkswagen Caminhões e Ônibus, aponta

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