Ônibus e Vans 2020
mobilidade seja obrigação do Estado: “O governo precisa entrar no sistema e regular. Como está não tem condições de seguir”. Há a necessidade de rever o vale-transporte e as gratuidades, que variam de 15% a 30% do total de passageiros transportados, dentre vários outros aspectos do sistema atual: “Quem quer dar gratuidade que pague, o sistema é que não pode sustentar. Não é justo que o passageiro comum subsidie a passagem de militares, fun- cionários dos Correios e da saúde, por exemplo. Mobilidade é problema de Estado tanto quanto saúde e educação”. Para Maurício Cunha, diretor industrial da Busscar e da Caio, sem um trabalho coordenado para melhorar as condições dos transportadores os problemas continuarão crescendo, colocando em risco todo o sistema. Mais uma vez o exem- plo das gratuidades é citado como um gargalo. Segundo Cunha são totalmente descoladas da realidade econômico-financeira das empresas: “Desconheço alguém que envie encomenda de graça. Mas andar de ônibus de graça é fácil, basta um projeto ou decreto público, sem previsão de contrapartida”. O diretor industrial de uma das maiores em- presas do setor assinala que uma política na- cional é necessária para moralizar esta situação, criada com a Constituição, que municipalizou o transporte mas não deu proteção aos usuários: “Há necessidade de leis complementares que obriguem compensações ou que as prefeitu- ras paguem, o que é utópico. É preciso uma lei nacional que discipline isto”. MEDIDAS ESTRUTURAIS O setor também quer acabar com a disputa de espaço com automóvel a partir da criação de corredores para dar velocidade comercial aos ônibus, que também teriam prioridade nos se- máforos. Da mesma forma achatar os horários de pico, que exigem grande número de ônibus nas ruas, com a flexibilização dos horários de indústria, comércio e escolas. A revisão dos contratos urbanos, que passa- riam a ser regidos por uso e não por produção, é demanda que será tratada junto aos candidatos a prefeito nas eleições de novembro. E tam- bém a introdução do transporte por demanda administrado por empresa regular, via aplicati- vos, que atenderia regiões de baixo volume de passageiros. CONJUNTURA » CARROCERIAS 10
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