Ônibus e Vans 2020
vas forma de atuação, sob pena de fechamento de muitas empresas: “A pandemia está forçando o debate. Creio que não precisamos muito do governo. Omercado está maduro para encontrar soluções independentes”. Para Munhoz devem ser elencadas priori- dades para a aplicação dos recursos públicos na mobilidade da população. Opina que o dis- tanciamento social já deveria ser discutido há muito tempo, considerando a superlotação dos ônibus que ocorre há décadas: “Agora ficou agu - do, precisa resolver, não dá mais para amontoar as pessoas”. Como sugestão destaca o modelo da Suécia, onde são usados ônibus maiores para distanciar os passageiros. No Brasil, ao contrário, em razão de restrições financeiras, a alternativa adotada é a precarização do setor com ônibus menores, sem conforto e inseguros: “Isto precisa mudar, porque o futuro será diferente. O home office será uma realida - de, o rodízio das pessoas também. Teremos de equalizar a demanda, que pode ser atémenor do que atualmente. É preciso pensar em medidas disruptivas em sintonia com as novas formas de trabalhar. Diferenciais, como segurança sanitária, terão de ser de uso permanente para atrair e manter passageiros”. Também Paulo Arabian reforçou a preocu- pação em torno da necessidade da revisão de contratos no transporte urbana para buscar o equilíbrio financeiro: “Demandará tempo até o passageiro retomar a segurança de viajar. Tere- mos de repensar o ônibus e isto passa por novos formatos de remuneração do transporte”. Walter Barbosa propõe política federal que privilegie o transporte coletivo por meio de in- vestimentos em infraestrutura, como corredores segregados, além de crédito mais favorável ao setor. Também acredita ser necessária a redis- tribuição de linhas, principalmente nos períodos de pico, a partir da flexibilização dos horários do comércio, indústria e educação. Outra medi- da seria a otimização de linhas deficitárias com adoção de sistema sob demanda a partir do uso de aplicativo pelas empresas que têm contrato regular. RODOVIÁRIOS Aexpectativa de um ritmomaior dos pedidos em função da renovação que estava em curso no segundo semestre de 2019 não se concretizou em 2020. O segmento está estagnado, com pe- didos postergados para os próximos anos. Paulo Arabian acredita que no setor de rodoviários a 17 AutoData | Setembro 2020
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