Ônibus e Vans 2020
perda, este ano, seja de 55% a 60%. Tendência, segundo ele, deve ser o crescimento do uso da configuração 8x2, de 15 metros, de forma a atender os desenhos das carrocerias, com me- nos poltronas. Destaca que esta configuração, que representava 10% do total há quatro anos, atualmente já chegou aos 33%. Sílvio Munhoz confirmou a postergação de pedidos pela falta de caixa nas empresas, que comprometeram recursos no desligamento de funcionários. No entanto intui que o pior já passou. Cita acompanhamento de ônibus conectados que elevaram a quilometragemmédia semanal nas viagens. Da condição normal de 450 qui- lômetros por dia houve recuo para abaixo de 100 quilômetros em abril. Em julho essa média subiu para 180 a 200 quilômetros. Mas Munhoz pondera que isto não garante ocupação maior, pois a densidade por ônibus é menor pelo dis- tanciamento. O executivo daVolvo demonstra especial pre- ocupação com o segmento de turismo, mantido principalmente por empresas familiares e de pe- queno porte, com alta suscetibilidades no caixa. Apesar de retomada mais longa e difícil, o que exigirá auxílio com renegociação de contratos e postergação de pagamentos, Arabian acredita que a variação cambial pode trazer benefícios, com oportunidades para desenvolver o turismo interno, favorecendo o setor de ônibus. Também será benéfica pelo fato de as companhias aéreas não conseguirem manter tarifas baixas. Há consenso das empresas quanto às novas tecnologias que deixarão de ser incorporadas aos produtos em razão dos reflexos econômicos da pandemia. Porém os avanços relacionados a combustíveis alternativos e eletrificação continu - arão na pauta das montadoras, adverte Munhoz: “É possível que retarde um pouco, mas não tem como voltar atrás”. MOBILIDADE Omomento requer uma atuaçãomais precisa na comunicação ao usuário, de forma a tranquilizar o passageiro e estimular o uso do ônibus. PauloAra- bian propõe ações nesse sentido, principalmente comenvolvimento das instâncias governamentais. A retomada também depende, segundo ele, de fomento ao crédito, não só com taxas mais atra- entes, mas principalmente com relação às garan- tias exigidas: “Precisamos de ações diferenciadas para um mercado diferenciado. O mercado está sensível e pode ficar ainda pior ememprego caso não haja recuperação imediata”. CONJUNTURA » CHASSIS 18 Setembro 2020 | AutoData
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