Ônibus e Vans 2020

A s restrições impostas à população como forma de controlar o avanço da pandemia do coronavírus abalaram toda a ati- vidade de transportes de passageiros no País, derrubando a produção e os emplacamentos aos níveis históricos mais baixos. No segmento de rodoviários as perdas de receita das operadoras beiraram os 90%. Nos urbanos, segmento mais repre- sentativo da atividade, oscilaram de 60% a 80%, com o agravante de que os contratos obrigam as empresas a manter, independen- temente do movimento, em média 50% da frota em operação. Para mostrar o tamanho do impacto sobre as empresas do setor o vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini, apresentou para AutoData cenários possíveis para a recuperação da ativi- dade tomando como base dados históricos de crises passadas. A projeção mais otimista é de que níveis como os consolidados em 2019 somente serão possíveis em 2025 quando considerado o processo de recuperação da crise de 2015-2016, que teve altas seguidas de 11% ao ano após queda de 41%. Na condição mais NORMALIDADE SÓ EM CINCO ANOS CONJUNTURA » Com base na recuperação das crises anteriores Anfavea projeta que segmento de ônibus deve voltar a patamar considerado normal somente em 2025 6 Setembro 2020 | AutoData

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