Ônibus e Vans 2020

E m conjunto com entidades representativas da indústria automotiva e dos operadores de transporte de passageiros a Fabus, Asso- ciação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, tem defendido junto aos poderes públicos, nas diversas instâncias, uma série de medidas que visam não apenas a garantir a sustentação finan - ceira das empresas mas a alterar características do próprio serviço. O modelo atual de transporte coletivo, sus- tentado quase que exclusivamente pelo paga- mento da tarifa, está exaurido e sem capacidade para garantir a atividade financeiramente, nem oferecer um serviço de qualidade que possa trazer de volta ou manter o fluxo de passageiros. Para Ruben Bisi, presidente da Fabus, “a pas- sagem é cara porque poucos pagam. Hoje um assalariado destina 15% do que ganha para pagar o transporte urbano e precisamos reduzir este índice para 6%. A tarifa precisa ser 30% menor. Só assim teremos competitividade diante dos aplicativos e demais sistemas”. A situação tende a se agravar com as mudan- ças comportamentais provocadas pela pandemia do coronavírus, como a efetivação do home offi - ce e da digitalização, além do receio natural da população em utilizar o transporte coletivo nas condições atuais: “Se não tivermos protocolos de higiene, ônibus mais seguros e baratos, per- deremos mais 10% a 15% de passageiros”. Juntamente com a ANTT e a Associação Na- cional das Empresas de Transportes Urbanos está sendo pleiteado umplano nacional de transporte público com o propósito de reinventar o setor. Bisi destaca que poucos sistemas públicos são subsidiados, mesmo que constitucionalmente a 9

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