Pesquisa SAE BRASIL Caminhos da Tecnologia no Agronegócio

CAPÍTULO #3 PESQUISA SAE BRASIL CAMINHOS DA TECNOLOGIA NO AGRONEGÓCIO ESTRATÉGIA 30 Lojas físicas predominam As lojas físicas ainda aparecem como o principal canal de compra de máquinas e implementos novos, com 67%. Aprofundando essa análise descobrimos que a concessionária tem a maior preferência nesta questão. Quem compra direto dos fabricantes se dividem entre os que vão à loja física, 16% ou às feiras, 13%. As vendas online ainda estão engatinhando: 5% para quem negocia direto com as indústrias e 2% nas concessionárias e cooperativas. A grande surpresa é o destaque que as cooperativas vêm assumindo no mercado: 22% dos respondentes dizem que preferem adquirir as máquinas e implementos novos por meio das cooperativas e retirar nas lojas físicas. Há boas razões para isso. O agricultor, como cooperado tem um relacionamento estreito dentro dessas organizações: é ali que negocia e entrega sua produção. Com a força de todos reunidos em cooperativas há mais facilidades para adquirir os insumos. E agora também há a oportunidade de negociar melhor a aquisição das máquinas e implementos. A tendência é recente e vem crescendo. As cooperativas que já possuem os seus pontos de venda de insumos e alimentos – concorrendo com os supermercados – agora também estão se transformando em atacadistas no setor de máquinas e implementos. Negociando direto com os fabricantes, as cooperativas podem adquirir maiores volumes e conseguir descontos. Além disso, o corpo técnico da cooperativa já presta serviços para o agricultor e tem mais intimidade e expertise para orientá-lo na compra do equipamento mais adequado. Quais os seus canais para compra de máquinas e implementos agrícolas novos? Selecione até 3 opções: (%) 19 67 Feira Loja física 4 10 Outros Online

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=