Pesquisa SAE BRASIL Caminhos da Tecnologia no Agronegócio

CAPÍTULO #3 PESQUISA SAE BRASIL CAMINHOS DA TECNOLOGIA NO AGRONEGÓCIO ESTRATÉGIA 36 O que desejam clientes e fabricantes A Pesquisa SAE BRASIL Caminhos da Tecnologia no Agronegócio elaborou uma questão classificada por níveis de importância para mapear os sentimentos de todos os pesquisados sobre o papel da indústria. A robustez do equipamento foi a que teve a maior votação: 75% consideram o tema como muito importante, e 25% como importante. O custo da operação apareceu em segundo lugar com 61% como muito importante. Serviços no pós-venda entraram na sequência com 54%. E o custo de aquisição com 51%. Ainda no pós-venda, aparece uma outra preocupação que hoje é fundamental em tempos de agricultura de precisão: 37% dos produtores consideram como muito importante ter soluções completas da concessionária, incluindo aí plano de manutenção, seguro e acompanhamento da operação da máquina em campo. O agricultor que estiver com sua propriedade conectada pode monitorar, junto com o concessionário, as atividades dos equipamentos. A manutenção preditiva é algo que ganha força no campo e reduz o tempo necessário para qualquer manutenção. Com isso, a produtividade aumenta porque a máquina fica menos tempo parada. As longas distâncias e a demora no atendimento eram entraves que hoje não podem mais ser admitidos. Formação e treinamento de operadores e condições de financiamento receberam 49% dos apontamentos muito importante, enquanto tecnologia embarcada, 46%, combustíveis limpos, 37% e customização do equipamento, 35%. Interessante notar que biodiesel, biometano e eletrificação, ainda não são classificados com o mesmo nível de preocupação que os itens acima. Nem mesmo como importante apesar de que nesta coluna houve um aumento dos apontamentos dos participantes. Mas ainda não estão na primeira prateleira desta atividade. Quando aprofundamos nossas análises percebemos diferenças entre as prioridades dos produtores e cooperativas e da indústria. A questão da robustez, por exemplo, é muito importante para os produtores, com 87%. Nesse item, os fabricantes apontaram 79%. Na tecnologia embarcada, 60% dos agricultores apontam essa necessidade. A indústria comparece com apenas 38%. No custo de aquisição, outra diferença: 66% das propriedades rurais e cooperativas indicam a questão como muito importante. Na indústria, 44%. No custo da operação, 72% dos produtores entendem que o assunto é muito importante. Os fabricantes citam 57%. Há uma lógica natural por trás desses resultados. Enquanto o agricultor está de olho em custo de aquisição e, principalmente, no de operação no campo porque são vitais e podem desequilibrar o orçamento da propriedade, para o executivo da indústria existe oportunidade de entender as demandas dos seus clientes e traduzi-las em melhores produtos e serviços. Na análise da questão dos serviços pós-venda, há preocupações que precisam ser levados aos fabricantes. Produtores e cooperativas, 72%, classificam como muito importante esses serviços, enquanto as montadoras apontam um percentual menor: 55%. Na linha correspondente à qualidade de atendimento da rede de concessionárias, 63% dos produtores apontam que o assunto é muito importante, enquanto na indústria esse número cai para 50%. Portanto, se a satisfação do cliente é algo que potencializa novos negócios, existem oportunidades para as fabricantes atenderem melhor as necessidades do campo.

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