Pesquisa SAE BRASIL Caminhos da Tecnologia no Agronegócio

CAPÍTULO #5 PESQUISA SAE BRASIL CAMINHOS DA TECNOLOGIA NO AGRONEGÓCIO SUSTENTABILIDADE 58 As diferenças entre biodiesel e diesel verde Os fabricantes entendem que o diesel verde é um combustível mais eficiente e mais estável do que o biodiesel. Os dois são produzidos a partir de óleos e gorduras vegetais, mas o biodiesel tem nas suas moléculas carbono, hidrogênio e oxigênio. Já o diesel verde, HVO, é composto por hidrocarbonetos e hidrogênio, sem o componente oxigênio. A sigla em inglês significa Hidrotreated Vegetable Oil – óleo vegetal hidrotratado. O diesel verde, no entanto, ainda não é produzido em escala comercial no Brasil. A empresa Vibra Energia está montando uma biorefinaria em Manaus. Deve entrar em operação em 2025. Há um projeto de lei em tramitação no Congresso que inclui o diesel verde na matriz energética brasileira. A intenção é que isso aconteça a partir de 2027. Já o biodiesel, que é produzido principalmente a partir de óleo de soja e sebo bovino, está sendo utilizado na mistura com o diesel fóssil na proporção de 12%. Em março de 2024, o percentual aumenta para 14% e em 2025 sobe para 15%. Em relação às máquinas elétricas, a maioria das respostas, 61%, acredita na tecnologia, mas acha que ainda deve demorar para ganhar escala. Uma parcela menor, de 20%, aposta numa evolução rápida. Os que não acreditam passam dos 17%. Para esse grupo, o avanço dos carros elétricos nas cidades não deve acontecer no campo. Em relação ao uso de biocombustíveis em máquinas agrícolas [indústria] (%) Acredito na expansão moderada | Acredito na forte expansão | Será um mercado de nicho 28 49 27 35 13 51 37 38 22 Biodiesel Biometano Diesel Verde (HVO) 100%

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