Pesquisa SAE BRASIL Caminhos da Tecnologia no Agronegócio

CAPÍTULO #6 PESQUISA SAE BRASIL CAMINHOS DA TECNOLOGIA NO AGRONEGÓCIO RELACIONAMENTO COM CLIENTES / OFERTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 62 As oportunidades de relacionamento A Pesquisa SAE BRASIL Caminhos da Tecnologia no Agronegócio procurou identificar as questões cruciais no relacionamento entre clientes e fabricantes e concessionários. Foram utilizadas duas abordagens: na primeira, os clientes manifestaram as suas expectativas sobre os itens que consideram mais importantes na lista de prestação de serviços. Na sequência aparecem os índices de satisfação que medem a qualidade dos atendimentos. Em resumo das duas questões abaixo, os produtores pedem mais qualidade na assistência técnica com reposição de peças mais ágil, full service, capacitação e treinamento e gestão de dados e de frotas. Há quatro serviços que os produtores colocam como prioritários: a garantia, reposição de peças, capacitação e treinamento e entrega técnica. Um segundo grupo de preocupações, listados no gráfico da página seguinte estão a manutenção full service, ajuste e calibração, gestão de equipamentos, máquina reserva e consultoria técnica de venda. Capacitação e treinamento é mais um ponto sensível no relacionamento entre clientes e fabricantes. Cabe ao empregador rural a capacitação dos operadores, mas com a maior complexidade dos equipamentos, o concessionário amplia os esforços de treinamento. Na pesquisa, 64% consideram esse serviço relevante. Máquina reserva é uma necessidade para um terço dos respondentes. Apenas 6% consideram o assunto pouco importante e 27% preferiram não opinar. Não figuram com destaque, mas parece haver uma preocupação com alguns itens que também carregam algum grau de relevância. É o caso das ferramentas de segurança contra roubo: tiveram 42% dos apontamentos classificados como importante por todos os respondentes. Mas é uma questão que não tem consenso no meio rural, porque 21% das respostas apontaram este item pouco importante e outros 6% consideraram sem importância. Também foram consideradas sem importância a consultoria de serviços financeiros e a consultoria agronômica.

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