Prêmio AutoData 2025 - Conheça os Finalistas

18 PRÊMIO AUTODATA 2025 CADEIA AUTOMOTIVA AMPLIADA (INCLUINDO SERVIÇOS E MATÉRIAS-PRIMAS) principais sistemas do veículo, oferecendo performance comparável a de modelos novos, com significativa redução do impacto ambiental ao longo do ciclo de vida. “É diferente de conversão, que transforma o motor a diesel para rodar a gás. Este motor é totalmente novo. É feita uma remanufatura mesmo, que permite um segundo ciclo de vida ao veículo ao instalar um novo motor a gás. Este é o nosso diferencial”, enfatiza Ramos. A iniciativa concilia inovação e eficiência operacional e consolida a companhia como referência ao integrar práticas efetivas de economia circular com resultados concretos em sustentabilidade. No 1º semestre de 2025, 19 caminhões já foram remanufaturados, totalizando 229.530 km rodados, com redução de emissões de CO₂ de 17,3%. A meta até o fim do ano é de 35 unidades. Essa iniciativa representa um avanço concreto na jornada do Grupo SADA como referência para o setor de transporte no Brasil. Novo gás na frota da SADA Prestes a completar 50 anos, o Grupo SADA está conduzindo uma transformação significativa em sua frota logística, promovendo a descarbonização por meio da remanufatura completa de caminhões a diesel para GNV ou biometano. Essa iniciativa se alinha aos pilares estratégicos ESG do Grupo, ao Programa Rota 2030 e à economia circular, promovendo ganhos ambientais, operacionais e econômicos. “Acreditamos que a adoção de tecnologias sustentáveis é essencial para garantir a competitividade em um mercado que valoriza a responsabilidade socioambiental”, explica Ricardo Ramos, Diretor de Operações e Negócios. A iniciativa promove a redução de poluentes como NOx e material particulado. Com investimento total de R$ 9,3 milhões, a transportadora contratou a MWM, do Grupo Tupy, para remanufaturar os sistemas motrizes, elétricos, eletroeletrônicos e de alimentação dos caminhões em operação, além da instalação do kit MWM GNV, adequações estruturais e homologação documental. O processo entrega veículos praticamente novos, com menor impacto ambiental no ciclo de vida. Com testes rigorosos, assegura-se segurança e desempenho, alcançando autonomia de até 340 km com 8 cilindros, com melhorias em estudo. A ação ainda conta com parceria da Cosan na criação de infraestrutura para abastecimento de GNV e biometano nas rotas escolhidas. Ao contrário do retrofit, que preserva o trem de força original, essa solução técnica renova os Empresa está convertendo a frota de caminhões pesados a diesel para GNV, em um programa expressivo de descarbonização Divulgação/Grupo SADA

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=