33 PRÊMIO AUTODATA 2025 VEÍCULOS COMERCIAIS DE PASSAGEIROS expandindo o portfólio de elétricos. Trata-se de mais uma brilhante e marcante conquista do nosso time brasileiro”. Mostrado pela primeira vez na LatBus 2024, o modelo amplia o leque de soluções de eletromobilidade para o País e a América Latina. Equipado com dois motores elétricos nos eixos centrais e tecnologia de freio regenerativo, o eO500UA entrega operação silenciosa, zero emissões locais e baixo custo de manutenção. O projeto brasileiro é o primeiro do grupo Daimler fora da Alemanha voltado para ônibus articulados elétricos. A estreia nas ruas ocorre em São Paulo, onde os primeiros modelos já operam em corredores de ônibus. Com apoio da Eletra no fornecimento dos sistemas de tração e baterias, o eO500UA atende às metas da cidade de eletrificar a frota até 2038. O modelo reforça o papel da engenharia brasileira na transição energética e será exportado para outros mercados da América Latina. Na visão da empresa, quatro pilares precisam funcionar ao mesmo tempo para que a eletrificação seja possível: tecnologia, infraestrutura, financiamento e políticas públicas. “Hoje, cada município brasileiro vive uma realidade diferente, o que dificulta a adesão da eletrificação com maior velocidade e abrangência. Nós contamos com o apoio das autoridades públicas, da cadeia de suprimentos e de outros elos do setor para acelerar o desenvolvimento da infraestrutura, como também de uma ampla rede de recarga de energia”, comenta Achim Puchert. Primeiro articulado EV A Mercedes-Benz do Brasil deu um passo estratégico rumo à mobilidade sustentável com o lançamento do eO500UA, seu primeiro ônibus elétrico articulado. Com piso baixo e carroceria para 18 metros de comprimento, capacidade para mais de 120 passageiros e autonomia de até 300 km com 7 packs de bateria, o modelo foi desenvolvido, o modelo foi desenvolvido no País e é produzido em São Bernardo do Campo (SP), com foco no transporte urbano de alta demanda, com previsão de chegada ao mercado em 2026. “O nosso primeiro elétrico articulado, irmão maior do eO500U que já circula pelas ruas de São Paulo, está sendo desenvolvido e será produzido no Brasil, em nossa fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este veículo deverá começará a circular no País em 2026 e será exportado para países da América Latina. Dessa forma, estamos Apresentação do ônibus elétrico articulado coloca a Mercedes-Benz na vanguarda do transporte coletivo no país. Previsão é começar a produção em 2026 Divulgação/Mercedes-Benz
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