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32 Abril 2019 | AutoData MERCADO » CAMINHÕES 21,5 31,2 39,5 37,6 34,3 30,5 19,3 13,1 9,7 14,5 21,5 Primeiro trimestre para os caminhões nos últimos anos Vendas ao mercado interno em mil unidades 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Fonte: Anfavea 25,1 Média Assim pode ocorrer dos Ford continu- arem no mercado sob licença, com um grupo empresarial assumindo a operação produtiva em São Bernardo do Campo e mantendo a marca e seus produtos. Ou então a fábrica pode ser vendida e dar origem a caminhões de outra marca que tambémbrigaria para ocupar o espaço dos Ford. Ou ainda, é claro, pode ocorrer a pura e simples saída da Ford do mercado sem substitutos. Fato concreto é acordo costurado com os trabalhadores doTaboão para que até o encerramento definitivo das operações ali, ou pelomenos as sob domínio Ford, ainda sejam fabricados mais 843 caminhões – quem irá compra-los é outro problema. E aomesmo tempo a Ford negocia com sua rede exclusiva o que fazer comas con- cessionárias e concessionários. Segundo Paulo Matias, presidente da Abrafor, as- sociação que representa a rede, o objetivo inicial damontadora é reduzir o número de grupos de investidores dos atuais 58 para 35. Ameta estipulada, afirma, contemplará indenizações e novo modelo de negócio. “Garantidas as compensações finan- ceiras a Ford iniciará negociações com as empresas que desejam permanecer no mercado como suas representantes. O ideal é que sejammantidas representações nas capitais dos grandes centros.” O dirigente daAbrafor revelou que para isso haveria umnovo tipo de contrato, uma vez que as concessionárias deixariam de comercializar caminhões para prestar ser- viços demanutenção emgarantia e vender componentes. A ideia aqui seria priorizar os grupos que já estão no negócio de auto- móveis Ford, para que usem suas oficinas em atendimento também ao pós-venda de caminhões.

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