355-2019-05

18 Maio 2019 | AutoData MONTADORAS » RACIONALIZAÇÃO Q ue a indústria automotiva nacional combate em uma cruzada sem fim à busca de competitividade não é novidade: há décadas reclama-se de sua falta, ainda que atendesse por ou- tros nomes ou termos no passado. Há, porém, algo realmente novo e efeti- vo no horizonte deste caminho. Um esfor- ço conjunto e praticamente concomitante de diversas montadoras, dentre as quais praticamente todas as líderes demercado, aponta claramente na direção da atuali- zação e racionalização de plataformas de veículos em nossas fábricas. Isso significa que mais modelos terão a mesma base, o que, é claro, representará ganho em escala e, portanto, maior competitividade. Um item adicional e importantíssimo: essas mesmas plataformas, ao contrário do que acontecia até então em muitos casos, são as mesmas utilizadas global- mente pelas montadoras, pois já foram projetadas desde o começo para aplicação não só emmercados desenvolvidos como os emdesenvolvimento, mesmo que com pequenas diferenças aqui e acolá. Assim, portanto, o Brasil entrará defi- Por Marcos Rozen MODO PLATAFORMAS GLOBAIS, ATIVAR Setor automotivo nacional vive forte movimento de atualização de plataformas, o que significa produção de mais modelos e maior volume a partir de uma mesma base global Divulgação/Renault Nissan é a estimativa de gasto do Grupo VW para globalizar a MQB, com uma economia de US$ 19 bilhões ao ano 70 US$ bilhões

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=