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19 AutoData | Maio 2019 É SÓ ENCAIXAR Arquitetura global CMF da Renault Nissan é construída em cinco zonas e quatro subdivisões, que servem de subcompactos a SUVs e elétricos nitivamente nos gordos cálculos de eco- nomia de escala global – e receberá, por consequência, os ônus e bônus dessa operação: os fornecedores aqui, por exem- plo, estarão quase que automaticamente aptos a enviar suas peças a fábricas do Exterior de clientes que já atendem no Brasil. Mas, para isso, é claro, precisarão, antes, conseguir fornecer aqui a produ- tos que usam uma plataforma realmente global, o que por si só não é tarefa fácil. Mas, por outro lado, ficará infinitamente mais fácil aos fornecedores do Exterior enviar peças para montagem de veículos teoricamente Made in Brazil. FCA, General Motors, Hyundai, Aliança Renault-Nissan e Volkswagen são alguns dos excelentes exemplos práticos de toda essa mudança que já está amplamente em curso e deverá estar totalmente efe- tivada nos próximos cinco anos. AutoData obteve acesso exclusivo a um estudo que aponta todas essas alterações literalmente estruturais na indústria brasileira e revela agora estas iniciativas, de forma conjunta, em primeira mão. FCA: 178 SERÁ PASSADO. Na FCA a plataforma 178, que já foi de longe a mais produzida por representar a base dos modelos da família Palio, perde espaço: sobrará apenas a Strada, a ser mantida enquanto as vendas justificarem. Uma nova picape intermediária de Strada e Toro dividirá a atual plataforma MP1 de Argo e Cronos, que também será base de um SUV compacto da marca Fiat. A SmallWide 4x4, já utilizada por Toro, Renegade e Compass, ganhará a com- panhia de mais dois modelos: um SUV grande com três fileiras de bancos e um SUVmenor Fiat, espécie de Toro com car- roceria fechada. Um estudo global da própria FCA in- dica que de 2014 a 2018 a unificação de componentes gerada a partir da redução do número de plataformas chegou a US$ 1,5 bilhão. Amesma pesquisa aponta que as quatro principais arquiteturas produ- tivas da FCA no mundo respondiam em 2013 por 48% da produção global da com- Sete futuros modelos Chevrolet compartilharão a plataforma GEM no Brasil dos modelos nacionais da Aliança Renault Nissan deverão ter a plataforma CMF como base 80 de redução no custo de desenvolvimento pode ser alcançado com a unificação de plataformas para vários modelos, calcula a FCA 70 %

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