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24 Junho 2019 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTOS de vender modelos de maior tíquete mé- dio, e os trabalhadores, com garantia de empregos. A propósito serão gerados mais qua- trocentos postos de trabalho, segundo Carlos Zarlenga, presidente da GMMerco- sul, satisfeito também com entendimento de que “com esses R$ 10 bilhões busca- remos manter a liderança de mercado que ocupamos há três anos”. O valor, por sinal, bate no teto do programa estadual de incentivos para a indústria automotiva denominado IncentivAuto, que prevê des- contos de 2,5% a 25% no ICMS dos veículos produzidos a partir do investimento – com análise caso a caso. A Prefeitura de São Caetano do Sul também concedeu benefícios à compa- nhia, única montadora instalada no muni- cípio, como isenção de IPTU e descontos no ISSQN e nas contas de água e esgoto. MAIO CHEIO COMPENSA ABRIL VAZIO Abril passou embrancomas logo no iní- cio demaio a BMW informou que já gastou R$ 7milhões emAraquari, SC, para produzir a nova geração do SUVX5 ali a partir deste junho. Para Mathias Hofmann, diretor ge- ral da fábrica, foi “um importante passo na direção de equalizar nossas operações e a capacidade instalada de manufatura no País”. OX5 é o primeiromodelo catarinense equipado com motor diesel e também o nacional mais caro, R$ 500 mil na versão topo de gama xDrive30dMSport xOffroad. A segunda quinzena do mês trouxe anúncio da Scania de R$ 1,4 bilhão para o período 2021-2024. Christopher Podgorski, presidente, revelou que o dinheiro será aplicado na modernização da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, que já foi alvo de investimento recente para nova geração de cabines, pintura e solda. O executivo disse que a matriz articula produção no Brasil de novas tecnologias baseadas em biocombustíveis, o que de- mandaria novos equipamentos nas linhas do ABCD, sobretudo aqueles ligados ao conceito de Indústria 4.0: “A nova geração de cabines é uma espécie de base para receber as novas tecnologias, que podem envolver motores, transmissões e desen- volvimento nacional de produtos”. Do total R$ 75milhões terão como des- tino a construção de um centro de P&D na unidade. A ideia é concentrar em único espaço os 250 engenheiros que hoje estão espalhados emdiversos departamentos – e, segundo Podgorski, na nova instalação serão feitos alguns testes hoje restritos aos laboratórios da montadora na Europa. Maio ainda tinha fôlego paramais. Logo no dia seguinte à Scania a FCA tomou para si o bastão dos novos investimentos e adi- cionoumais R$ 500milhões à conta, estes para construir dentro da unidade de Betim, MG, nova fábrica de motores GSE Turbo flex. O anúncio foi do CEO mundial Mike Manley em pessoa. O valor será repartido com fornecedo- res, mas a FCA não revela emque propor- ção. Outros cálculos apontam que a nova fábrica de motores responderá por 1,2 mil “Estávamos esperando o Rota 2030. O Brasil tem potencial de crescimento e seguiremos investindo aqui.” Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil Divulgação/Renault

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