358-2019-08

43 AutoData | Agosto 2019 58 477 39 278 31 761 20 552 18 766 13 049 Mesmo navegando praticamente so- zinha nesta nova tendência do mercado nacional – o único oponente que faz oferta semelhante é o Renault Oroch – o terre- no da Toro ainda é cheio de obstáculos e incertezas. E reside nessas dificuldades a principal fortaleza da Fiat: a experiência com o ótimo desempenho do produto no mercado. “Aaposta na Toro quebroumuitos para- digmas na Fiat”, avaliou Rafael Filon, gerente de marketing para veículos leves e profis- sionais, responsável pelo lançamento do modelo 2020, com pequenas mudanças como a adoção de nova central multimídia Fonte/Fenabrave e versão com capota rígida, chamada de Ultra, que começa a ser vendida no fim do ano. O primeiro paradigma foi como design, bastante avançado à época como conjunto de faróis desmembrado em três, o porte mais compacto e aomesmo tempo robusto do projeto. “No início houve questionamen- tos coma proposta, moderna demais. Nos perguntávamos se o público estava pre- parado.” Mas aquilo que gerou incertezas antes de seu lançamento já é uma realidade consolidada com 29% de participação nas picapes no ano passado, com quase 58,5 mil unidades vendidas. A Toro é o primeiro puro-sangue Fiat a ser vendido acima dos R$ 100 mil – a Freemont, uma derivação de veículos do porfólio da FCA, foi o primeiro nessa nova fase – e quebrou outro paradigma na rede, que investiu na capacitação dos seus re- presentantes de vendas para atender as novas exigências da clientela. Além disso, teve que lidar na oficina commanutenção de motores diesel. “Essas novidades serviram de apren- dizado para todos nós, inclusive na defi- nição de portfólio. No início oferecíamos uma versão da Toro com motor a diesel e transmissão manual. Tivemos que retirar do catálogo porque a aceitação não foi a esperada.” SINERGIA A concepção desse projeto é o re- sultado do entusiamo pelo desempenho relevante da Fiat nas picapes derivadas de automóveis, com a Strada, além da capacidade produtiva e de engenharia da fábrica da FCAemGoiana, PE, que produz osmodelos Jeep, cuja plataforma é a razão da existência da Toro. “Desdemuito tempo estudamos possi- bilidades de explorar novas oportunidades nomercado. Está no DNAda Fiat. Asinergia da FCA ao compartilhar plataformas com características off-road permitiu chegar- mos na frente com umproduto realmente interessante.” Completando seu quarto ano de apren- dizado com o modelo 2020, a Fiat segue Venda de picapes em 2018 29,2 % 19,6 % 15,8 % 10,2 % 9,3 % 6,7 % Fiat Toro Toyota Hillux Chevrolet S10 Ford Ranger VW Amarok Renault Oroch

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=