358-2019-08

44 Agosto 2019 | AutoData MERCADO » LANÇAMENTO Fiat Toro 2020: os preços. Versão nova confiante no futuro desse segmento que inaugurou. A história da Ford com o Eco- Sport, que também inaugurou umsegmen- to no País e após muitos anos enfrentou feroz concorrência contra uma safra de novos SUVs da sua categoria, não se re- petirá, diz Filon. “A chegada de concorrentes, se man- tiverem os prazos anunciados, coincindirá como lançamento de uma novissíma Toro. Temos a chance do novo produto chegar aindamais evoluído que os potenciais con- correntes.” As razões sãomuitas e algumas residem na jámencionada experiência acumulada e na oferta mais acertada para as exigências e bolsos dos consumidores. E tambémpor- que neste momento a Fiat tem convicção de que há pouco espaço para inovações que tragam realmente algo inédito no uni- verso dessa categoria de picape. Acapacidade de carga de uma tonelada permite oferecer uma caçamba com 820 litros, no caso da Toro. Segundo a Fiat a tampa de duas lâminas que facilita o acesso ao assoalho da caçamba é a última grande novidade que o espaço de carga poderá receber. AVolkswagenTarok, por outro lado, sur- preendeu mostrando uma segunda porta traseira que permite o acesso da caçamba à cabine, possibilitando rebater os bancos traseiros para acomodar mais carga. “Pode surpreender, mas já conhecíamos essa solução pois um produto FCA nos Estados Unidos utiliza o mesmo sistema.” Os principais avanços se darão no po- wertrain e na cabine quando a nova safra de SUPs começar a aparecer, no início da próxima dácada. “O desafio estará em desvincular a necessidade de motor die- sel em veículo com tração 4x4. Um motor turbo movido a etanol pode ter espaço nesse mercado.” A Fiat está justamente desenvolvendo um propulsor com essas características. Já no habitáculo o desafio é comum a todos os fabricantes: infotainment, painéis digitais, integração de sistemas eletrônicos, novos materais. A expectativa é grande porque o seg- mento de picapes médias ou grandes – como é a classificação da Fenabrave – tem registrado crescimentomuito por conta do desempenho da Toro. Com a linha 2020 a expectativa da Fiat é superar os 30% de participação no seg- mento e não deixar mais esse patamar: “A meta é que de cada três picapes vendidas nesse segmento uma seja Toro”. Assim como aconteceu com os SUVs compactos as picapes médias surgem como a um novo e rentável filão a ser ex- plorado. A próxima década mostrará se a Fiat, a Toro, seus concorrentes e o atual desejo do consumidor estavam certos. Endurance 1.8 Flex MT5 R$ 92 990 Endurance 1.8 Flex AT6 R$ 98 990 Endurance 2.0 Diesel AT9 4x4 R$ 129 990 Freedom 1.8 Flex AT6 R$ 109 990 Freedom 1.8 Flex AT6 S-Design R$ 114 990 Freedom 2.0 Diesel AT9 4x4 R$ 140 990 Freedom 2.0 Diesel AT9 4x4 S-Design R$ 145 990 Volcano 2.4 Flex AT9 R$ 122 990 Volcano 2.0 Diesel AT9 4x4 R$ 152 990 Ranch 2.0 Diesel AT9 4x4 R$ 159 990 TUDO COMEÇA COM T O sossego da Toro, que não se abala com a Renault Oroch, pode acabar quando a VW Tarok chegar, no ano que vem

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=