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53 AutoData | Outubro 2019 a escassez de dólares, que se manterão por tempo indeterminado. Nem o melhor capitão de navio conse- guiria antecipar o que viria. No início do ano as projeções apontavammercado interno de 680 mil veículos, que caíram a 490 mil no começo deste semestre e agora indi- cam 430 mil. Ano passado foram 800 mil. Como medida de emergência no iní- cio de junho foi anunciado programa de estímulo à venda de 0 KM, nacionais e im- portados, com cotas a subsídios divididas por marca em função da participação de mercado em 2018. Mas isso não ajudou a reverter os números. Diante de tantos problemas, o que acontecerá em 2020? A Adefa, Anfavea local, é cautelosa. “O cenário atual nos obriga a isso. Durante o primeiro trimes- tre, quando ficarão mais claras algumas variáveis, poderemos ter mais segurança sobre o desempenho da atividade au- tomotiva”, resumiu Fernando Rodríguez Canedo, diretor executivo. Nos bastidores a visão do setor é bas- tante pessimista. Na melhor das hipóteses espera-se um primeiro semestre igual ao deste ano, mas para a segunda metade de 2020 ninguém se anima a fazer projeções. De qualquer forma dois cenários se apresentam para o próximo ano: a visão mais otimista, se assim se pode chamar, projeta mercado de 400 mil unidades, en- quanto a pessimista calcula 350 mil veí- culos. Ambas circulam perto dos níveis de 2005, 386 mil. Só Toyota salva No inicio de 2019 a produção esperada era de 480 mil unidades mas, ao passar dos meses, despencou para 330 mil. Em paralelo o número estimado para as ex- portações desceu de 310 mil unidades para 230 mil, o que ainda assim seria um milagre nacional. Não restou outra saída às fabricantes: antecipação de férias coletivas e suspen- sões de produção entraram em cena para calibrar os estoques à espera de um hori- zonte com maior previsibilidade. Um diagnóstico interno do sindicato dos metalúrgicos local aponta que “o vo- lume fabricado caiu 44% desde 2011 e se acentuaram os problemas de competitivi- dade. Ao mesmo tempo alguns modelos que eram exportados foram descontinu- ados. Como consequência desde 2015 foram perdidos 38 mil postos de trabalho na cadeia automotiva”. Nesta lista de modelos que saíram de linha pode-se apontar Ford Focus, Volkswagen Suran/SpaceFox e Merce- Vendas Produção Exportação Mercado total (em mil unidades) 680 480 310 490 350 240 430 (-46,5 % ) 330 (-32 % ) 230 (-19 % ) 400 (-7 % ) 360 (+9 % ) 260 (+13 % ) 350 (-18 % ) 300 (-9 % ) 220 (-4,5 % ) Perspectivas 2019 | 2020 Projeção inicial Após primárias Estimativa atual Melhor cenário Pior cenário

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