360-2019-10

54 Outubro 2019 | AutoData Perspectivas 2020 » Argentina des-Benz Vito, semmencionar o cancela- mento da picape Mercedes-Benz Classe X, a demora pela picape Renault Alaskan e o fim da produção do Honda HR-V. Emmeio ao cenário de turbulência to- tal Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina, pode se orgulhar de enfrentar melhor a tempestade. Graças à estratégia de especialização e complementação de produtos – fabrica Hillux e SW4 – a unidade de Zárate se encontramais sólida que seus competidores e já produziu 81 mil veículos no ano, nada menos do que quase 38% de toda a produção na Argentina. Além disso a Toyota exportou 64 mil unidades, 44% dos embarques totais. No mercado interno foram 48 mil, 14% de par- ticipação nas vendas totais. “Estamos atravessando um período difícil, de muita incerteza. Mesmo assim tenho confiança”, assegura o executivo. Para 2020 ninguém ousa arriscar um palpite oficial, mas mesas de executivos já viram relatórios e estudos a apontar pro- dução, no melhor dos cenários, de 360 mil veículos. O cenário é triste especialmente quan- do se lembra do Plano Un Millón, anun- ciado com pompas pelo governo Macri em 2017 e que previa chegar a 2023 com 1 milhão de unidades fabricadas na Ar- gentina. S.O.S. Diante da forte retração das vendas, de 44% ante o ano passado até agora, e sem perspectivas de uma melhora ime- diata para o fim deste ano e tampouco para o próximo, a Associação das Con- cessionárias, Acara, passou a circular por seus associados estudo por meio do qual buscará demandar o poder executivo por novas medidas para evitar que a crise se aprofunde ainda mais. Os dados indicam 180 concessionárias fechadas, eliminando 3,6 mil postos de Divulgação/GM Estudo da Acara, a Fenabrave local, indica que 180 concessionárias já fecharam, eliminando 3,6 mil postos de trabalho apenas na rede de distribuição argentina

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=