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64 Outubro 2019 | AutoData Perspectivas 2020 » Veículos leves tadoras no ano que vem. De certeza ape- nas umuníssono de que nestemomento é impossível fazer qualquer previsão efetiva de como se comportará aquele mercado em 2020, ainda que alguns executivos arrisquem – ou, quem sabe, torçam por? – repetição do volume deste ano, que também não é exatamente certo. Pablo Di Si, presidente da VW, calcula 370 mil enquanto outros executivos ainda creem de 400 mil a 450 mil. De qualquer forma não houve caso de aposta em cres- cimento considerável ali no ano que vem. Esse ponto será importante, impor- tantíssimo, para estabelecer as planilhas produtivas para os doze meses que co- meçam no próximo janeiro. Quem julgar que a diferença dos carros que iriam para a Argentina pode ser com- pensada pelo mercado interno ou outros mercados de exportação, ou ainda a com- binação de ambos, manterá ou crescerá ligeiramente seus volumes, enquanto que as empresas que eventualmente enten- dam que tal saída não será suficiente ou rentável pode promover ajustes, reduzindo seus números na comparação em 2019. Um erro neste cálculo pode fazer com que sobrem ou faltem carros nos pátios aqui, o que, naturalmente, faria sombra aos resultados e aos índices de participação de mercado. É um ajuste fino e delicado que, pos- sivelmente, poderá ser aplicado pouco a pouco durante o ano. A enorme maioria dos executivos ou- vidos por AutoData , de qualquer maneira, acredita em repetição de um fator ocorrido este ano para os volumes produtivos, no qual o avanço nas fábricas será menor do que o de mercado, sejam os índices quais forem. 2015 2016 2017 2018 2019* -25,5 % -20 % + 9,4 % + 13,7 % + 8,7 % -25 % -26 % -26 % -5 % +0,3 % +28 % +8 % +22 % +2 % +18 % Varejo x venda direta - Desempenho segmentado Automóveis e comerciais leves. *Até agosto. Fonte: AutoData com dados Fenabrave Varejo Venda direta Mercado Total C M Y CM MY CY CMY K

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