360-2019-10

63 AutoData | Outubro 2019 do total em evolução de 8,8% as vendas a varejo, ou seja, para consumidores pessoa física, cresceram somente 2% enquanto as vendas diretas avançaram 18%. Em 2020 nada indica que este cenário irá mudar. AFord, nas palavras de seu vice- -presidente Rogelio Golfarb, atesta que de sua projeção de vendas totais crescendo de 9% a 11% em 2020 a maior parte do avanço será responsabilidade das vendas diretas. Angel Martinez, vice-presidente de vendas, pós-vendas, marketing, relações públicas e logística da Hyundai Brasil, en- grossa o coro de que a alta em 2020 ainda será puxada pelas pessoas jurídicas: “Não esperávamos este ano encontrar uma di- ferença tão grande de um segmento para o outro. Quem está sustentando a alta do mercado é a modalidade direta”. Ele acrescenta que parte deste quadro se deve à operação de grandes locado- ras junto a motoristas que trabalham para aplicativos de mobilidade urbana: “Apenas uma grande empresa deste segmento tem mais de 40 mil carros alugados para Uber, 99 e similares”. A Toyota, por meio de seu vice-presi- dente executivoMiguel Fonseca, reconhe- ce que “o varejo não está se comportando como prevíamos”. E IssaoMizoguchi, presidente da Honda da América do Sul, acrescenta que “o va- rejo está acirrado” devido a um novo fator: com a crise na Argentina as montadoras estão direcionando pelo menos parte do volume que seria destinado ao vizinho para o mercado interno. Ah, a Argentina E esta Argentina certamente fará parte de uma equação complicada para as mon- Varejo x venda direta - Participação nas vendas totais Automóveis e comerciais leves. *Até agosto. Fonte: Fenabrave 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019* 22 78 23 77 27 73 25 75 26 74 29 71 29 71 34 66 40 60 43 57 45 55 Varejo | Venda direta

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=