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51 AutoData | Novembro 2019 No centro do poder Pelos lados da Renault dezesseis Twi- zy foram incorporados à frota do Governo do Distrito Federal para uso por trezentos servidores, em sistema de compartilha- mento – reserva via aplicativo desenvol- vido pela FPTI, Fundação Parque Tecno- lógico de Itaipu. A iniciativa foi bancada pela ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que investiu R$ 2,1 milhões na aquisição dos Renault e em 35 postos de carregamento de bateria, produzidos pela WEG, que fornecerão ao governo em regime de comodato. O projeto, chamado VEM DF, é o pri- meiro de uma série de iniciativas que a agência pretende desenvolver junto ao poder público, segundo seu presidente, Igor Calvet, ex-MDIC. “Negociações estão encaminhadas com uma cidade do Nordeste e uma capi- tal na região Sul. Começamos em Brasília esse experimento controlado que servirá para medir o potencial de economia que a aplicação de modelos elétricos pode gerar”. Para Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, estímulos como esse para expandir o uso de carros elétricos são importantes – de janeiro a setembro a fabricante comercializou mais de cem modelos com propulsão elétrica para pessoas físicas e empresas. Ao mesmo tempo, a empresa mede e testa o compartilhamento de veículos: além desta iniciativa há outras em São Paulo. “Estamos testando vários modelos para, no futuro, ampliar o carsharing para todo o mercado.” E na Toyota, pioneira com o Corolla híbrido flex, só resta pedir paciência aos interessados: a fila de espera pelo modelo já bateu nos seis meses, segundo Miguel Fonseca, vice-presidente comercial. Von- tade dos clientes para que o índice de participação total dos híbridos e elétricos nas vendas saia do zero, portanto, parece não faltar. Divulgação/GM

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