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8 lentes Dezembro 2019 | AutoData Com a colaboração de Bruno de Oliveira e de Caio Bednarski Por Vicente Alessi, lho Sugestões, críticas, comentários, ofensas e assemelhados para esta coluna podem ser dirigidos para o e-mail vi@autodata.com.br o custo Pegou: salão seM PreMiuM? São realmente muito altos, para as empresas expositoras, os custos com salões, feiras e exposições. Isto é verdade histórica desde os tempos em que apenas Alcântara Machado e Guazzelli os promoviam para o setor automotivo. Não sei se cresceu a ganância nos últimos tantos anos mas o fato é que Jaguar Land Rover e Volvo já não participaram do Salão Internacional de São Paulo em 2018 e nem estarão presentes no ano que vem. A questão é que custo costuma queimar o chão no deserto e tornou-se, também, problema para Audi, para BMW e para Mercedes-Benz. o custo Pegou: salão seM PreMiuM? 2 Audi, BMW e Mercedes-Benz ainda discutem internamente o quanto vale o retorno de investimento tão alto, se é que vale – e, no âmbito da Anfavea, obviamente discutem alguma atitude conjunta diante do promotor do salão. O presidente da Audi, Johannes Roscheck, con rmou em evento recente que avalia sua participação exatamente por causa do custo alto demais. Quem sabe exorbitante para a realidade. Divulgação/Instituto General Motors senhor da anFavea A morte de André Beer, em 9 de novembro, aos 87 anos, nos remete aos tempos mais pioneiros do setor automotivo, e também aos dias de hoje, quando muito boa parte dos executivos em exercício nunca o teve como guia. Pois André desenvolveu uma forma de levar sua vida associativa, e seus mandatos na Anfavea, efetivos de 1983 a 1989, como se fosse o Pelé do ramo – daí ser, até hoje, o mais lembrado dos dezenove presidentes que a entidade elegeu até hoje. Seu formato era simples: ajudar, facilitar a vida das empresas associadas por meio da melhor infraestrutura pro ssional possível, sem esquecer os primos pobres representados por caminhões e ônibus e máquinas agrícolas. senhor da anFavea 2 Seus seis anos de mandato tornaram-no conhecido no País todo, mercê, também, da empatia que desenvolveu com veículos de comunicação e seus agentes: sempre tinha uma boa análise na algibeira, sempre tinha a melhor versão de uma história, era extremamente bem informado sempre, às vezes guardava a verdade só para si. Seus temas eram universais: de um óbvio veículo ao preço da abobrinha na feira. Quando deixou a Anfavea até se aposentar a General Motors teve longos onze anos de bônus da boa imagem construída.

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