363-2020-02

18 FRom thE toP » AdAlbERto mAluF, byd Fevereiro 2020 | AutoData doras estão cobrando na média R$ 0,75 kW/h, é um valor relativamente alto. Quando fazemos a geração distribuída essa conta cai para até R$ 0,35 kW/h. No caso de ônibus e caminhões, como já há um comprador que demandará energia por dez anos, aproximada- mente, torna-se viável construir uma estação de geração de energia solar que se paga em quatro, cinco anos e depois a economia é muito grande. É possível fazer uma planta de captação de energia solar em qualquer garagem, sem grandes investimentos, para uma frota de até cinquenta ônibus ou cami- nhões elétricos. O modelo adotado em outros países da América do Sul para transporte de passageiros, com sistema diferente de renuneração dos operadores, pode ser replicado também no Brasil? Sim, estamos tentando, as distribuido- ras têm interesse. Mas aqui é diferente. Em Medelín, por exemplo, a primeira cidade a comprar ônibus elétricos em grande volume, foi via Metrobus, ope- radora pública. Em Santiago o sistema é privado mas utilizaram ummecanismo de pagamento que garante o investi- mento. No Brasil o transporte público está perdendo muita receita nos últimos anos, é de citário. Não existe caixa pre - ta, má a dos operadores, nada disso. O sistema está perdendo passageiros e o modelo de remuneração não é bom, é baseado em custo e não em desempenho. A ANTT apresentou um relatório alarmante apontando que se 10% dos pagantes saírem do sistema de São Paulo para os aplicativos, o que acreditam que acontecerá já em 2021, o impacto na tarifa será de 35%. Não há como aumentar mais a tarifa, então seria preciso aumentar o subsídio, o que igualmente não é possível. É complica- do. Quando as distribuidoras de energia olham o balanço das operadoras de transporte elas repensam a estratégia de elas mesmas adquirirem os ônibus e distribuírem a energia. “A ANTT apresentou relatório alarmante apontando que se 10% dos pagantes saírem do sistema de transporte público de São Paulo para os aplicativos o impacto na tarifa será de 35%.”

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=