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39 AutoData | Fevereiro 2020 como destino, ao todo, nada menos do que 147 países. Essa realidade não é exclusiva de au- tomóveis, comerciais leves e suas peças: alcança também comerciais como cami- nhões e ônibus. A Mercedes-Benz, por exemplo, comemorou o envio de mais de 1 mil chassis de ônibus produzidos emSão Bernardo do Campo, SP, para a Indonésia, aumento de 40% ante os embarques de 2018 para o país do Sudeste asiático. Na soma dos últimos dois anos seguirampara lá 1 mil 752 chassis. O preferido foi o OH 1626, utilizado nos corredores do sistema BRT na Capi- tal, Jacarta. Seu sucesso puxou o envio de outros modelos, como 180 unidades do OH 1526, urbano, e 84 do O 500 RS, rodoviário. Os ônibus são encarroçados por lá de acordo com a preferência de cada cliente. Quem calcula e celebra é Alexandre Lasmar, gerente de vendas e exportações para Oriente Médio e Norte da África: “A Mercedes-Benz do Brasil já responde por cerca de 70% das vendas anuais da marca na Indonésia”. Há vários casos semelhantes: pelos lados de Caxias do Sul, RS, a Marcopolo anunciou recentemente contrato para ex- portar cinquenta ônibus rodoviários para a Fonte: Anfavea Divulgação/Volkswagen Etiópia, mercado que não fazia um pedido à empresa desde 2007. dE Pontinho Em Pontinho É verdade que um embarque para as Ilhas Turcas e Caicos não vai mudar a vida do setor automotivo nacional: sua relevân- cia perante o bolo é equivalente à exibi- ção do tamanho do arquipélago em um mapa-múndi, ou seja, um pontinho bem pequenininho. A estratégia da indústria é sair juntando pontinhos aqui, ali e aco- lá pelo planeta, o máximo possível para formar um ponto, digamos, pelo menos bem visível. Nenhuma venda ao Exterior, por menor que possa parecer, deve ou pode ser desperdiçada. O caminho para esse movimento co- meçou com a crise no mercado interno de 2015 e foi reforçado pela brutal queda nos pedidos da Argentina, o maior pontão no nosso mapa de embarques automotivos, no ano passado. Em números a relevância da Argentina nas exportações de automóveis e comer- ciais leves caiu de 70% em 2018 para 49% em 2019. Em volumes foram 423 mil em 2018 e 211,5 mil em 2019, baixa de 50%. Em compensação os embarques com destino ao México subiram 39% nomesmo 2019 Participação 2018 Participação Variação 211 497 49% 422 828 70% -50% 72 663 17% 52 282 9% +39% 51 241 12% 26 068 4% +97% 32 701 8% 42 682 7% -23% 20 043 5% 25 271 4% -21% 18 708 4% 14 291 2% +31% Principais destinos das exportações brasileiras Veículos leves - Em unidades

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