363-2020-02

40 Fevereiro 2020 | AutoData indúStRiA » mERCAdo ExtERno 2019 Participação 2018 Participação Variação 5 057 27% 13 584 35% -63% 4 060 22% 6 733 18% -40% 2 975 16% 2 943 8% +1% 1 714 9% 2 453 6% -30% 808 4% 593 2% +36% 601 3% 821 2% -27% Principais destinos das exportações brasileiras Veículos comerciais - Em unidades comparativo, de 52,3 mil para 72,6 mil, elevando a fatia do país no total de 9% para 17%. Para a Colômbia o total quase dobrou no comparativo 18-19, saltando de 26 mil para 51 mil, o que puxou a relevância no bolo total de 4% para 12%. Demonstrando com perfeição o ta- manho do buraco que a queda argentina causou em nossas vendas externas, até mercados que caíram em termos abso- lutos de 2018 para 2019 viram sua parti- cipação crescer. É o caso do Chile, com redução de 23%, de 42,7 mil para 32,7 mil, mas com relevância que subiu de 7% para 8% do total. E ainda do Uruguai, em baixa de 21%, 25,3 mil para 20 mil, mas partici- pação em avanço de 4% para 5%. O Peru cresceu emvolume 31%, de 14,3 mil para 18,7 mil, e em fatia de 2% para 4%. Ao todo as exportações brasileiras de leves caíram 29% emvolume em 2019 ante 2018, de 607,4 mil para 432,4 mil. No caso de caminhões e ônibus o ce- nário é tão agudo quanto nos leves no que se refere à importância argentina nos cartões de embarque. A baixa no parceiro de Mercosul no ano passado ante 2018 foi de 63%, de 13,6 mil para 5 mil. Assim sua fatia desceu de 35% para 27%. Da mesma forma que os leves o Chile caiu em unidades mas mesmo assim su- biu em participação: redução de 6,7 mil para 4 mil, menos 40%, mas pedaço do bolo saltando de 18% para 22%. O mesmo fenômeno aconteceu comÁfrica do Sul e Uruguai, enquanto Peru e Colômbia cres- ceram nos dois quesitos. Na soma geral as exportações brasilei- ras de comerciais caíram 52% em 2019 no comparativo com 2018, de 38,4 mil para 18,6 mil unidades. Assim, ao que tudo indica, 2020 será um novo ano de exploração de mercados bemmais distantes e incomuns, buscan- do a multiplicação do exemplo das Ilhas Turcas e Caicos diante de uma provável repetição dos resultados à Argentina no ano passado, o que já seria boa notícia. “Assim como toda indústria automotiva vivemos um momento desa ador com relação às exportações”, resume Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen Amé- rica Latina. “Adotamos estratégias para conquistar novos mercados e iniciamos recentemente o envio de Virtus e T-Cross para o México e de Saveiro para o Peru. Nosso objetivo é ampliar ainda mais nossa presença em outros países em 2020, con- solidando nosso per l exportador.” Fonte: Anfavea

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