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30 Março 2020 | AutoData LANçAMENtO » NOvO DUstER Duster, precisávamos de mais espaço.” Montado sobre uma evolução da pla- taforma B0, chamada de B0 Plus, o SUV agora divide linha com outro utilitário es- portivo Renault, a Captur. Na linha de montagem ao lado são feitos Kwid, Logan, Sandero e Stepway. Gondo disse que a nova geração do Duster é mais segura graças a reforços estrutu- rais – e o ESP e direção elétrica de série –, oferece melhor conforto acústico e di- rigibilidade. É nova também a arquitetura eletrôni- ca, necessária para conversar com tantos componentes tecnológicos. A preparação consumiu parte dos R$ 3,2 bilhões em investimentos aplicados pela Renault de 2018 a 2020 – e que se encerra agora, segundo Gondo. No perí- odo a participação de mercado Renault só cresceu. Um novo plano está sendo negociado com a matriz, explica o presidente. “Há conversas, tratativas para chegada de novos produtos, mas ainda não há nada fechado. A equação econômica está com- plicada no Brasil.” De toda forma as projeções de mer- cado são otimistas: Gondo estima alta de 7% a 10% nas vendas do mercado total ante 2019, com a Renault mais uma vez crescendo um pouco acima e ganhando mais participação do mercado – onde já é a quarta colocada. Pinhais será exportado para diversos mer- cados da América Latina, mas a Argentina desde 2018 recebe o modelo produzido na Colômbia – e assim deverá continuar, embora Gondo desconverse. No Brasil serão quatro versões: a Zen, de entrada, com transmissão manual e sem a central multimídia, por R$ 71,8 mil, e a Zen CVT X-Tronic, por R$ 77,8 mil. Tendo já a central Easylink, pormenores croma- dos e sensor de estacionamento, dentre outros itens, vem a versão Intense CVT X-Tronic, por R$ 83,5 mil, enquanto a mais completa, Icon CVT X-Tronic, que agrega também as câmeras do sistema Multiview e outros pormenores, teve valor de tabela estabelecido em R$ 87,5 mil. ARenault oferece também pacotes de acessórios instalados na fábrica, como o Tech, Outsider, Conforto, Família, Viagem e Aventura. MUDANçAs NA LINhA O Duster antes dividia a linha de produ- ção com a Oroch na fábrica de automóveis da Renault em São José dos Pinhais. Com a chegada da nova geração a picape pas- sou a ser montada na fábrica de veículos comerciais dentro do Complexo Ayrton Senna, ao lado da Master. “Transferimos as linhas no nal do ano passado. Como esperamos vender mais PURO GALICISMO Na traseira da segunda geração do Duster são novos a tampa do porta- malas, para-choque e as lanternas, que oferecem indisfarçável sensação de déjà vu

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