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46 Março 2020 | AutoData INDústRIA » MOtOcIcLEtAs motocicletas de que é preciso considerar fazer mais com menos, investindo recur- sos na modernização dos ativos e não na expansão do parque industrial. Para Fermalian, da Abraciclo, as fábri- cas do PIM estão mais propensas à se- gunda possibilidade. “Hoje a capacidade ocupada gira em torno de cinquenta por cento, e teoricamente estão lá paradas as instalações, as edi cações, frutos de inves - timentos já realizados. Hoje os produtos são outros, mais modernos, e há novas tecnologias empregadas na manufatura. De forma que essas tecnologias podem viabilizar um aumento da produção sem que se mude muita coisa.” A Honda, por exemplo, anunciou em fevereiro do ano passado aporte que será aplicado em sua fábrica de Manaus se- guindo o preceito da operação enxuta. Para atender a demanda interna em cres- cimento serão aplicados R$ 500 milhões até o nal de 2022 na construção de uma fábrica de motores e, principalmente, na modernização dos ativos, bem como reorganização das unidades dentro do complexo industrial para facilitar a logística. A Yamaha, por sua vez, anunciou segundo turno de produção a partir de janeiro, medida que viabilizará dobrar a produção para 300 mil unidades/ano. sOLUçõEs Nas contas da indústria o negócio mo-

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