368-2020-07

14 FROM THE TOP » VILMAR FISTAROL, CNH INDUSTRIAL Julho 2020 | AutoData ciente. Nos últimos anos sempre foi assim: começa em junho de um ano e se chega até abril do ano seguinte já é muito bom, nunca se completa o ciclo inteiro de doze meses. No ano passa- do foi bastante complicado, o mercado parou por sessenta dias. E é algo que não se recupera mais: se o produtor não comprou a máquina que queria não compra depois. Nosso maior problema é a volatilidade. Diversos líderes da indústria estão suge- rindo criação de programas de incentivo à comercialização de veículos como for- ma de enfrentar os efeitos econômicos da pandemia. O senhor concorda? Não falo em nome do setor automotivo inteiro, mas precisamos, por exemplo, resolver a questão do Reintegra. Pode parecer baixo em alíquota, mas em va- “Hoje não falamos mais se vamos usar, ou não, frete aéreo: a questão é se vamos conseguir encaixar a carga no frete aéreo.” lor absoluto, para quem exporta, é uma fonte de resultado que dói perder. É um aspecto importante. Outro ponto fun- damental é a questão das pendências tributárias, e a reforma seria uma saída. Mas até lá as montadoras continuarão vivendo uma situação dramática. Nós temos um crédito enorme a receber, e também há casos em que a venda foi realizada via créditos que nunca foram

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=