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24 Julho 2020 | AutoData EXCLUSIVO » ESTUDO GLOBAL a fábrica de Betim em um dos principais fornecedores globais da nova geração de motores. A leitura das oportunidades que es- tão se abrindo com o que pode ser inter- pretado como uma maior relevância das vocações regionais nas estratégias dos fabricantes de veículos incluem outros componentes tão importantes quanto a oferta de recursos naturais. As políticas industriais são instrumento relevante na construção dessa desglobalização. Segundo a pesquisa houve umaumento no apontamento dos executivos que estão de acordo comuma agenda impulsionada por agentes reguladores de mercado e políticas especí cas para o setor. No ano passado 77% concordavam que a agenda tecnológica futura dos fabricantes de veí- culos se tornará ainda mais impulsionada por essas forças do que no passado. Em 2020 o número cresceu para 83%. Dentre as inúmeras oportunidades o velho conhecido etanol desponta com potencial para exportação da tecnologia “para a Índia, país produtor de cana, só para car em um exemplo daquilo que vários setores da indústria nacional poderiam realizar”, acrescenta Bacellar: “Nós temos uma condição diferenciada nomundo. Ne - nhum lugar no planeta tem a diversidade encontrada aqui”. A conclusão é que se pode sonhar mais alto por aqui desde que as coisas sejam encaminhadas corretamente, o que sempre é uma incógnita. Mas não seria maluquice imaginar que políticas setoriais robustas e estratégias industriais vincula- das à vocação do mercado possam fazer a diferença em uma região que possui tantos recursos como os biocombustíveis, 70% das reservas de íon-lítio, uma cadeia automotiva estabelecida e mercados com potencial para continuar a crescer. Divulgação/CDN

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