368-2020-07

31 AutoData | Julho 2020 participantes ao longo dos anos, como Ford Courier e Peugeot Hoggar, com clientes justamente subindo um degrau rumo a Toro e a Renault Oroch. A Toro, aliás, é o segundo comercial leve mais vendido no geral até maio, com 16,7 mil unidades. A Oroch foi a décima- -terceira, com 2 mil. A encrenca para a Strada é que seu consumidor é, por assim dizer, um tan- to mal acostumado: praticamente 100% de suas vendas até maio ocorreram por modalidade direta, ou seja, para CNPJs e não para CPFs. Caberá à rede reaprender a vender Strada para pessoa física, ainda que a Toro trilhe caminho semelhante: das suas quase 17 mil unidades vendidas nos primeiros meses deste ano 13 mil foram por via direta. Uma queda na participação da moda- lidade direta para a nova Strada, portanto, representará vitória dupla para a FCA: mostrará que a estratégia de alcançar pessoa física além da jurídica para o mo- delo deu certo, cobrindo, de certa forma, a falta que faz um SUV pequeno para a Fiat, ainda que as vendas do Jeep Rene- gade terminem levando o resultado para o mesmo caixa, e aumentará a margem de lucro da picape. À exceção da falta do câmbio auto- mático os demais predicados parecem estar bem resolvidos para isso. A ponto de Zola calcular para este ano vender mais 30 mil Strada, ou seja, quase 50 mil ao todo. Em 2019 o resultado foi 76 mil, mas em tempos de pandemia já seria um belíssimo resultado, feito um saboroso cesto de doces pronto a ser repartido com uma simpática vovozinha.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=