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111 AutoData | Outubro 2020 sua capacidade: “Nos momentos em que a indústria se uniu para discutir algum as - sunto houve avanços importantes, como, por exemplo o Rota 2030. O que é pre - ciso, hoje, é avançar em outras frentes, principalmente naquelas que tratam das exportações”. Omercado externo também foi consi - derado importante por Paulo Cardamone, diretor da Bright Consulting: “O Brasil está geograficamente longe dos grandes mer - cados. Estreitar a distância, então, se dá apenas por meio do custo. A questão das exportações tem que ser encarada como uma política de Estado e não apenas como um tema corporativo”. AVANÇAR NAS PEQUENAS Fábio Josgrilberg, diretor de inovação da GKS Inteligência Territorial, acredita que investimento em inovação, novas tecnolo - gias e produtos, já presente nas grandes companhias, deveria avançar também nas pequenas empresas: “É necessário colocar esse assunto na agenda para que aconte - ça a discussão de novos temas que levem ao desenvolvimento de novos produtos rentáveis ao negócio. Não é fácil, leva tempo e gera discussões internas, mas é preciso dar o primeiro passo para avançar”. Reprodução Para ele as parcerias são alternativa positiva para discutir novas ideias, dividir custos e superar o entrave estrutural. Por seus cálculos as dez empresas conside - radas as mais inovadoras este ano au - mentaram em 15% o índice de parcerias com startups, instituições acadêmicas e outras companhias. Para Henry Joseph Júnior, diretor téc - nico da Anfavea, a indústria brasileira está presente na rota do desenvolvimento glo - bal de novas tecnologias: “Esse é um tema muito debatido e que teve avanços no País graças aos diversos laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento que te - mos. São poucos os países que possuem capacidade como a nossa”. Édson Orikassa, vice-presidente da AEA, Associação Brasileira de Engenha - ria Automotiva, ressaltou os investimentos realizados pelas montadoras e fornece - dores nos últimos anos, o que permitiu o desenvolvimento de novas tecnologias importantes, como o primeiro veículo hí - brido flex do mundo – mas ponderou que o atual cenário não é dos melhores: “Antes da pandemia a engenharia na - cional estava decolando e agora as em - presas congelaram os investimentos para ajudar a compensar os prejuízos com re -

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