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112 Outubro 2020 | AutoData EVENTO » SEMINÁRIO AUTODATA cuo nas vendas e alta do dólar. A retomada também tem que acontecer na área do desenvolvimento e inovação para que os avanços de nacionalização continuem até porque não há outra forma de sobreviver nesse mercado”. Sérgio Kremer, diretor geral para veícu - los comerciais da Eaton, lembrou que, para definir um foco de inovação que receberá investimento, o valor que o usuário final reconhece naquela tecnologia é umponto considerado importante: “Um exemplo é a transmissão automatizada, que ganhou reconhecimento do mercado por trazer mais segurança e reduzir o consumo dos veículos”. NOVA REALIDADE Roberto Cortes, presidente daVolkswa - gen Caminhões e Ônibus, afirmou que a pandemia da covid-19 demandoumudan - ças para que a empresa se adaptasse a uma nova realidade de trabalho: “Tivemos que reorganizar todo o nosso processo fabril e os postos de trabalho. Criamos horários flexíveis nos escritórios para evitar aglomerações, aceleramos o home office e o uso da tecnologia para re - alizar reuniões internacionais e avançamos nas áreas de digitalização e conectividade. Também pretendemos mudar algumas estruturas internas de trabalho nos pró - ximos meses”. Inovar também é um ponto que Cortes considera importante em momentos de crise. E as ações tomadas seguem nesse sentido: “Fazer as coisas sempre iguais não garante que será possível sair da crise, por isso a necessidade da inovação. Temos que estar sempre pensando dessa forma”. Investir em tecnologias de digitaliza - ção e automatização de processos são pontos essenciais para que as empresas consigam aumentar sua competitividade no mercado, independentemente do seu tamanho. É nisso que acredita Roberto Canavann, diretor de vendas da QAD, em - presa de tecnologia dedicada à indústria de manufatura: “Diante do atual cenário, cheio demudanças emdiversas áreas, dar o primeiro passo nesse sentido é muito importante para não ficar para trás, porque os concorrentes já podem estar fazendo isso e conquistandomais competitividade. Quem não o fizer ficará em desvantagem”. No evento também foram debatidas as lições e aprendizados que a crise pro - porcionou ao setor automotivo, sobretudo em duas frentes específicas: a financeira e a da reputação. Na primeira o que se

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