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52 Outubro 2020 | AutoData PERSPECTIVAS 2021 » AUTOPEÇAS um turno passaram a trabalhar em dois para evitar aglomerações no chão de fá- brica, levando a um custo mais alto, pois a fábrica precisa funcionar por mais horas para produzir o mesmo volume. SegundoMarcelo Rezende, gerente de planta da Delphi Technologies, os resulta- dos do ano que vem dependerão, essen- cialmente, da flexibilização das restrições, que, por sua vez, depende do sucesso do País em controlar a pandemia. “As vendas iniciaram uma retomada, mas ainda há uma parcela reprimida por causa das incertezas, inclusive com re- lação à vacina. Um segundo fator está relacionado às políticas econômicas. Se tivermos uma economia mais estável e com maior confiança das pessoas e da indústria o mercado fluirá.” Ele diz que a Delphi prefere fazer neste momento um planejamento conserva- dor para 2021, com previsão de produção de 10% a 12% superior à deste ano. A boa notícia, diz Rezende, é que o mercado de reposição vem se recuperando muito mais rápido do que as encomendas das montadoras. Na Gates, fabricante de correias, kits de transmissão, bombas d’água, o plane- jamento de 2021 teve como base o volume do mês passado e, pela primeira vez em anos, prevê crescimento da produção em apenas um dígito. De acordo com Sidney Aguilar, diretor nacional de vendas, reposição emarketing, os investimentos em novas tecnologias nas fábricas brasileiras serão igualmente conservadores dadas as incertezas so- bre a recuperação dos negócios com as montadoras, além de outras razões: “Isto implicará em aceleração de lançamentos de produtos importados em vez de novo conteúdo local”, ele conta, ponderando, entretanto, que esse tipo de plano deverá ser temporário. AContinental trabalha com a perspec- tiva de que a produção nacional de veícu- los não retomará o volume de 2019 antes de 2023. Apesar disso Ricardo Rodrigues, chefe da área de veículos comerciais e Divulgação/VWCO

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