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36 Novembro 2020 | AutoData MONTADORAS » MERCEDES-BENZ apertadeiras eletrônicas e conexão wi-fi dos equipamentos são outras novidades. A complexidade de produção de chas- sis de ônibus é tremenda – são mais de 2 mil variações, envolvendo modelos micro, rodoviários, urbanos, articulados e biarticu- lados. Para facilitar o processo foi adotado um conceito de linha em formato de Y, no qual os chassis que serão produzidos se separam no meio do processo depen- dendo do tipo. Os urbanos, por exemplo, são aparafusados e precisam, para essa etapa da montagem, ser rotacionados – e agora isso é feito por robôs. O sistema garante melhor ergono- mia aos quase setecentos funcionários da fábrica, que opera, atualmente, em um turno, segundo o diretor geral de ôni- bus, Sérgio Magalhães: “As tecnologias representam redução de 12% no tempo de produção, ganho de 20% na eficiência logística e ainda que 45% das peças sejam entregues de forma direta”. Na logística interna a grande mudança foi a melhoria dos armazéns: os antes oito foram transformados em dois, elevados à condição de hubs logísticos, integrados à linha de montagem e próximos aos cen- tros de produção. O estoque foi reduzido também: as peças ficam, agora, cinco dias em média, ante sete da fase anterior. A digitalização das linhas também merece destaque. Agora as equipes de venda conseguem acompanhar, por meio de aplicativo dedicado, o status de pro- dução de cada chassi vendido. Segundo Barbosa essa possibilidade permite, além de atender melhor ao cliente, que este se programe com exatidão para o momento de recebimento de seu veículo – que, não custa lembrar, depois seguirá para encar- roçamento em outra empresa. Foi digitalizado também o desenvolvi- mento do projeto da fábrica, inteiramente reformada e modernizada sem que fosse preciso interromper a produção. De acordo

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