373-2020-12

45 AutoData | Dezembro 2020 AH, A POLÍTICA... Na foto acima o prefeito em campanha garante que a fábrica vai continuar gerando emprego mesmo fechada. E na abaixo o governador do Estado eterniza um triplo aperto de mãos com Caoa e Ford para negócio jamais fechado América do Sul. Puxados pelo governa - dor os três posaram para os fotógrafos de mãos dadas, mas a forte pressão estadual não deu resultado. Em janeiro deste ano o governador foi obrigado a recuar e disse que o Grupo Caoa “desistiu” de comprar a fábrica. Na mesma oportunidade não quis se dar por vencido e fez mais duas promessas perdi - das no vento: que “a Caoa deve anunciar agora em 2020 um novo e forte investi - mento com fabricante chinês na indústria automobilística aqui em São Paulo” e que havia “um entendimento novo com dois fabricantes chineses” para venda da fábri - ca. Nada disso, hoje sabemos, aconteceu. O comprador foi mesmo uma empresa nacional que nada tem a ver com a indús - tria automotiva, a Construtora São José, em parceria com a Fram Capital. Em campanha pela reeleição o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Mo - rando, do mesmo partido do governador, gravou em setembro um vídeo em fren - te à portaria 3 da Ford Taboão afirmando que “a boa notícia é que esse espaço da fábrica já foi comprado por um grande grupo. Enquanto eu for prefeito, aqui será mantido como área industrial. Aqui não serão feitos apartamentos. Será umespaço exclusivo para a geração de empregos”. Ele foi reeleito. De seu lado a Ford afirmou em seu comunicado que “a transação é resultado de um processo de seleção que envolveu uma série de potenciais compradores, no qual as duas empresas apresentaram a melhor alternativa para a planta e para a região”. Na mesma nota há declaração deWat - ters: “Desde o início deste processo de - mos prioridade para projetos que melhor atendessem às necessidades da região. Estamos muito felizes em concluir essa transação com a Construtora São José e com a Fram Capital, empresas conceitu - adas e com ampla experiência em seus segmentos de atuação, que contribuirão com a geração de empregos e o desen - volvimento de São Bernardo do Campo”. Segundo a Prefeitura o valor do negó - cio foi de R$ 550 milhões, algo que a Ford não menciona. Esse montante, de qual - quer forma, ajuda a diminuir um pouco os US$ 460 milhões, ou R$ 2,3 bilhões com dólar a R$ 5, que a fabricante anunciou, em fevereiro de 2019, que custaria para fechar a fábrica, sendo US$ 360 milhões, ou R$ 1,8 bilhão, com impacto direto no caixa.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=