375-2021-03

16 FROM THE TOP » WARREN BROWNE, WP BROWNE CONSULTING Março 2021 | AutoData carros Opel da Europa e os utilitários Che- vrolet dos Estados Unidos. Vamos sair do terceiro lugar para a liderança. Esse é seu trabalho: faça umplano para isso aconte- cer.” Nós fizemos, e a GM ganhou muito dinheiro nessa época. Não posso dizer quanto, mas foi muito. Apartir disso todos os executivos que fariam carreira na GM tinhamque passar pelo Brasil, pois havia a operação completa, todas as ferramentas à disposição. Vieram Mark Hogan, Fritz Henderson, e todos se tornaram líderes globais da GM mais tarde. Esse é meu ponto: os líderes fazemmuita diferença. Se você não consegue fazer lucro em um mercado de 3 milhões de unidades qual será sua desculpa quando não o fizer em um de 10 milhões, como a Europa? Talvez os líderes não estejam tomando as decisões corretas. Mas, de qualquer forma, paramimomais importante é que aquele momento dos anos 90, aquela janela em que a liderança empresarial fez mudanças internas e apresentou su- gestões, as quais o governo entendeu e acatou, está se repetindo agora. O que vocês querem da indústria brasileira de veículos nos próximos vinte anos? O foco será em elétricos, em combustão, em etanol? Omomento de planejar e decidir é agora. “ Se você não consegue ser lucrativo em um mercado de 3 milhões de unidades precisa trocar a liderança da empresa. Não há muitos mercados globais com esse tamanho e oportunidades.” “ O que vocês querem da indústria brasileira de veículos nos próximos vinte anos? O foco será em elétricos, em combustão, em etanol? O momento de planejar e decidir é agora.”

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=