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43 AutoData | Abril 2021 do Sul como a região de maior potencial de crescimento de mercado para 2021, com 20%. Para a Europa o conglomerado projeta avanço de 10% neste ano, de 8% para a América do Norte, de 5% para a China e de 3% para Oriente Médio e África e também Índia e Ásia-Pacífico. Bem, mas a Stellantis é fraca na China. E no caso de um grupo europeu forte por lá, como oVolkswagen? Bem: suas vendas totais de 2020, considerando apenas veí - culos de passageiros, foramde 9,1 milhões de unidades. Destas, a América do Sul respondeu por 440 mil, ou 5%, a menor das quatro macrorregiões para o conglo- merado. 4,1 milhões de unidades foram comercializadas na região Ásia-Pacífico, China inclusa, ou 45% do total. A Europa vem a seguir, com 3,8 milhões, 41,4% do total. E depois a América do Norte, com 784 mil, 8,7%. Em termos produtivos a Europa, com 37 fábricas, representou 47% de tudo que o Grupo Volkswagen produziu em 2020 no mundo. A região Ásia-Pacífico, com dezenove fábricas, ficou em segundo lugar com 42%. AAmérica do Norte, com quatro plantas, fez 6%. AAmérica do Sul, com seis fábricas, 4%. Ganhou só da África do Sul, com quatro fábricas e 1%. Mas, assim como no caso da Stellantis, em seu relatório anual 2020, de janeiro, o Grupo VW considerou que “os mercados sul-americanos de automóveis de pas- sageiros e veículos comerciais leves são fortemente influenciados pelos desen - volvimentos na economia global. Preve - mos um grande aumento geral de novos registros nos mercados da América do Sul em 2021 em comparação com o ano anterior. No Brasil espera-se que o volume de demanda aumente substancialmente em comparação com 2020. Prevemos que a demanda na Argentina será significativa - mente maior com relação ao ano anterior”. O Brasil ainda aparece em outro trecho do relatório global, no item que aponta mercados com potencial de crescimento. 45,0 41,4 8,7 4,9 Grupo VW: vendas por região em 2020. 4 111 3 780 784 440 Ásia-Pacífico Europa América do Norte América do Sul 9 115 me: a Europa respondeu por 2,9 milhões de unidades, 49% do total, e a América do Norte por 1,8 milhão, 31%. Somadas, portanto, representaram80% do total, com 4,7 milhões de unidades vendidas. No que se refere aos resultados fi - nanceiros o faturamento líquido global da Stellantis foi de € 133,2 bilhões em 2020. Novamente a América do Sul foi a terceira, com € 6,4 bilhões, 5% do total. A ordem depois prossegue a mesma, com Oriente Médio e África em quarto, € 4,7 bilhões e 4%, e Ásia-Pacífico em quinto, € 3,2 bilhões, 2%. Mas a liderança muda: mesmo sendo a segunda região emvolu- me a América do Norte lidera em fatura- mento, com € 60,5 bilhões, 45% do bolo, deixando a Europa em segundo, com € 57 bilhões e 43%. Juntas, portanto, América do Norte e Europa responderam por nada mais nada menos do que 88% do faturamento líquido da Stellantis em 2020, com€ 117,5 bilhões. Porém em sua apresentação de resul - tados do ano passado, datada do início de março, a Stellantis indicou a América Em 1 mil unidades. Fonte: Grupo VW

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