376-2021-04

44 Abril 2021 | AutoData MERCADO GLOBAL » REPRESENTATIVIDADE 52,0 50,0 27,7 43,0 11,0 6,0 7,0 3,3 Toyota: vendas por região em 2020. GM: vendas por região em 2020. 4 516 3 400 2 408 2 930 962 524 470 280 Ásia-Pacífico América do Norte Europa Oriente Médio e África América do Sul Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África América do Norte América do Sul 8 690 6 800 Sobre o País o conglomerado entende que “o crescente número de fabricantes de au- tomóveis comprodução local resultou em um forte aumento na pressão de preços e na competição. Omercado brasileiro tem um papel fundamental para o Grupo VW. Para fortalecer nossa posição competitiva oferecemos veículos feitos sob medida para esse mercado e produzidos local- mente, como o Gol e o Nivus”. No caso da Toyota, a companhia núme- ro 1 emvendas em 2020, com 9,5 milhões de unidades, a América do Sul também está longe de ser destaque. É, de fato, a última colocada de cinco macrorregiões, com 280 mil unidades vendidas no ano passado, o que equivale a 3,3% do total. A ordem é Ásia-Pacífico em primeiro com 4,5 milhões e 52%, América do Norte com 2,4 milhões e 27,7%, Europa com 962 mil e 11%, e Oriente Médio e África com 524 mil, 6% – nestes números não estão com- putados os volumes da Daihatsu, 694 mil unidades globalmente no ano passado, que a empresa não divide por região. E por seu lado a estadunidense Ge- neral Motors, que está praticamente fora da Europa depois de vender a Opel para a PSA, comercializou 6,8 milhões de veí - culos ao redor do mundo no ano passado. Destes, 470 mil, 7%, foram na América do Sul. A empresa unifica seus dados para as regiões Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África em apenas uma, que, assim, foi a líder, com 3,4 milhões, o que representou metade do total. AAmérica do Norte veio a seguir com 2,9milhões, 43%. AEuropa teve uma participação marginal, com apenas 1 mil unidades vendidas. Em suma, avaliando estes quatro im- portantes grupos globais, aAmérica do Sul está relativamente longe de ser despre- zada por representar um dígito médio de suas vendas globais, sendo a ponta mais alta a da Stellantis, com 9%, e a mais baixa a da Toyota, com 3%. Mas também por isso, no outro lado da moeda, está longe de representar uma prioridade. Em 1 mil unidades. Apenas Toyota e Lexus. Fonte: Toyota Em 1 mil unidades. Fonte: General Motors

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=