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65 AutoData | Maio 2021 A Citroën está comemorando 20 anos do início de sua produção nacional. O primogênito foi o monovolume – ou minivan, como prefiram – Xsara Picasso, que além dessa carrega outra glória, a de ter sido o primeiro modelo fabricado na unidade de Porto Real, RJ, pois seu primo, o Peugeot 206, chegaria apenas alguns meses depois. Abrir a produção nacional com o Xsa - ra Picasso foi uma estratégia ousada da Citroën. A escolha mais óbvia seria o C3, irmão-gêmeo de plataforma do 206, mas ao preferir o monovolume a Citroën bus- cou ummercado diferente, mais acima dos compactos, e com menor concorrência, representada então apenas por Renault Mégane Scénic e, logo depois, também por Chevrolet Zafira. A chegada de ummodelo nacional re- presentou profunda modificação na estru - tura Citroën no Brasil. A empresa deixou de ser representada no Brasil pela IVXM para assumir estrutura própria denominada Citroën do Brasil, responsável por todas as atividades de vendas, distribuição, marke- ting, relações públicas, credenciamento e treinamento da rede, ainda que mantendo como presidente Sérgio Habib, empresário dono da IVXM (na foto da pág. ao lado). Em 1999 a Citroën tinha 26 concessio- nárias no País. Com a chegada do Xsara Picasso nacional o objetivo planejado era chegar a 32 em 2000, cinquenta em 2001, oitenta até 2004 e mais tarde saltar até noventa. Emvolumes de venda a planilha previa saltar de 7,3 mil unidades comer- cializadas em 1999 para 10 mil em 2000, 20 mil em 2001 e depois, no médio prazo, chegar até as 60 mil. Em 1998 as vendas foram de 7,2 mil unidades, ou 0,72% do segmento de automóveis. O público brasileiro pode conhecer de perto o Xsara Picasso bons meses antes do lançamento, no Salão do Automóvel de 2000, realizado em outubro daquele ano. Foi a estrela do estande. “O Picasso chega com a missão de pintar com as cores do Brasil uma marca que desfruta de excelente prestígio no mercado e que tem planos estratégicos importantes para dobrar seu volume de vendas no ano que vem”, disse, naquela oportunidade, Habib. A história oficial da Citroën no País co - meçou uma década antes, em 1991, com a importação do XM. Depois vieram outros do Exterior como ZX, Xantia, Berlingo. A produção nacional, portanto, começou exatos dez anos após o início das impor- tações. Nesta década de 1991 a 2001, se-

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