377-2021-05

66 Maio 2021 | AutoData ANIVERSÁRIO » XSARA PICASSO Os sete de Resende A Nissan comemorou em 15 de abril os primeiros sete anos da fábrica de Resende, RJ, vizinha da unidade da Stellantis para PSA Peugeot Citroën em Porto Real. De acordo com a Nissan, em comunicado, a unidade já recebeu ao todo mais de R$ 3 bilhões em investimentos, é uma das suas mais modernas no mundo e “reforça diariamente o compromisso da Nissan com o Brasil”. Na nota Airton Cousseau, novo presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da Nissan do Brasil, considerou que “o complexo industrial de Resende é uma unidade jovem, mas nestes sete anos de atividades já se consolidou como um polo industrial importante para a Nissan em toda a região da América Sul”. A fabricante lembra que desde a inauguração, em 2014, Resende conta com ciclo de produção completo, da estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade. A linha de produção tem 92 robôs e o transporte dos automóveis durante o processo produtivo é realizado por 159 AGVs, de Automatic Guided Vehicles, aqueles carrinhos autoguiados. gundo cálculos da empresa na época, e sem contar os modelos nacionais, foram vendidos 40 mil Citroën no Brasil. As entregas dos primeiros Picasso à rede começaram emmaio de 2001. A pre- visão então era vender 9 mil unidades do modelo só naquele ano. No lançamento os preços eram de R$ 37,2 mil para a ver- são de entrada GLX e R$ 41,3 mil a topo Exclusive. As primeiras unidades pré-série do Picasso nacional foram produzidas ainda emdezembro de 2000, menos de um ano após o lançamento do modelo na Europa. Mas a fábrica foi oficialmente inaugurada apenas em 1º. de fevereiro de 2001, com ritmo inicial de produção em série de 1 mil Picasso por mês. Outro importante salto veio em abril de 2003, com o início da produção do segun- do Citroën nacional, o C3. No fim de 2005 a frota circulante de modelos da marca no Brasil, somados importados e nacionais, batia em 130 mil veículos, segundo cálculos da PSA na época. Mais tarde vieram outros três modelos nacionais, os C3 Aircross, C3 Picasso e o novo C3. O C4 Cactus chegou em 2018 e hoje é o único representante nacional da marca em oferta no mercado – e também o solitário automóvel Citroën à venda no País, com o fim da linha para C3, Aircross e C4 Lounge, que vinha da Argentina. A fábrica de Porto Real hoje se prepara para produzir um novo Citroën para o Brasil, certamente um SUV compacto, que po- derá chegar às lojas ainda no segundo semestre deste ano.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=