377-2021-05

77 garinas para chassis, com início de produção previsto para junho /2021. Na Argentina, onde a empresa atua emuma joint venture com a Maxion Montich, os investi­ mentos foram voltados para expansão de suas unidades fabris, com processos automatiza­ dos e robotizados de solda, estamparia para atender montadoras que produzemautomóveis e picapes. Também foi instalada completa linha paramontagemde Chassis emCórdoba. No Brasil, parte dos investimentos tem sido direcionado para a fábrica de Contagem, em Minas Gerais. A unidade, que tem produtores de veículos leves como principais clientes, mo­ derniza ainda mais suas instalações, utili­ zando conceitos da indústria 4.0. Foram acres­ centados cerca de 20 robôs ao seu processo fabril, totalizando aproximadamente 100 uni­ dades, distribuídos em oito células robotiza­ das; houve a automatização de uma linha de Prensas Tandem, adequando sua capacidade às novas demandas dos clientes e a con­ strução de novos dispositivos especiais para montagem automática de alavancas de freio de mão, dobradiças e pedaleiras automotivas. A planta de Cruzeiro, interior de São Pau­ lo, a maior do grupo, passa por processos de modernização para atender recente expansão da quantidade de peças fornecidas a um de seus principais clientes. A estratégia é ofe­ recer soluções de custo acessível e peso re­ duzido, trabalhando em estreita colaboração com as equipes técnicas dos centros de pes­ quisa de importantes parceiros, líderes em tecnologia. Um dos mais recentes resultados desse trabalho é o desenvolvimento de estruturas para comportar baterias em veículos comer­ ciais caminhões e ônibus para seus cli­ entes. Os projetos alcançaram reduções de até 60% de peso. O benefício dessa redução, por exemplo, é poder aumentar o número de pas­ sageiros num ônibus elétrico ou aumentar a capacidade de carga útil de um caminhão, au­ mentar a autonomia das baterias, alémde con­ tribuir para a redução de poluentes. Por AutoData Empresarial

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