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25 AutoData | Julho 2021 respondeu, no primeiro semestre de 2021, por 3,5 mil emplacamentos. Amaior novidade para o modelo 2022 está sob o capô, com o novo motor 1.3 turbo flex, batizado TCe, de Turbo Con - trol Effiency, 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Traz injeção direta e du - plo comando de válvulas variável com atuadores elétricos. O motor é produzido na Espanha, em uma parceria da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi com o Grupo Daimler. Aversão flex foi desenvolvida no Brasil e, segundo a Renault, é exclusiva para a marca. O câmbio também é novo, de acordo com a Renault, ainda que mantenha a tec - nologia CVT – com oito marcas simuladas – e a denominação XTronic da geração até então ofertada. Por fora o Captur produzido em São José dos Pinhais, PR, mudou pouco: novi- dades mais chamativas somente no para- -choque dianteiro, com DRL em led, na grade dianteira, ainda com o logo Renault antigo – atualizá-lo atrasaria o lançamento, alegou a fabricante – e no desenho das rodas. O modelo ganhou ainda direção elétrica em lugar da hidráulica e acaba- mento remodelado no interior. A carroceria pode ser pintada em dois tons, com o teto em preto ou prata, somando seis com- binações. Duas cores são novas, Bronze Sable e Azul Iron. As versões abremcoma Zen, a partir de R$ 124,5 mil: de série multimídia Easylink com tela de 8 polegadas, volante com comandos integrados e ajustes de pro- Divulgação/Renault fundidade e altura, quatro airbags, câmera e sensores de estacionamento traseiros, controle de tração e estabilidade, assisten- te de partida em rampa, DRL em led, sen - sor de pressão dos pneus, chave-cartão, Start&Stop e piloto automático; A seguir Intense, R$ 129,5 mil, adicio- na ar-condicionado automático, faróis de neblina em led com função auxiliar em curvas, sensores crepuscular e de chuva e duas saídas USB para o banco traseiro. A topo de linha Iconic, a R$ 138,5 mil, soma também faróis full led, sensor de ponto cego, câmera 360 graus, partida remota do motor e revestimento interno em dois tons, preto e marrom. A Renault não divulgou projeção de mix tampouco volume de vendas esperado. Segundo o presidente Ricardo Gondo o novo Captur já utilizou recursos do pla- no de investimento 2021-2022, anunciado emmarço, de R$ 1,1 bilhão, assim como a nova geração do elétrico Zoe, importada, lançada em abril, alémdo desenvolvimen- to do novo motor 1.3 turbo flex. O aporte será aplicado ainda em renovação demais quatro produtos do portfólio atual e para mais um elétrico. “O Brasil continua sendo estratégico para o Grupo Renault. Vamos aplicar todo o plano conforme o previsto e pretendemos anunciar um novo ciclo de investimento, mais longo, em breve, inclusive para en- trada em novos segmentos.” O executivo mais uma vez negou que um destes novos segmentos seja repre- sentado pela picape média Alaskan, fabri- cada na Argentina. De acordo comGondo unidades do modelo desembarcaram no Brasil apenas para testes e homologações demotores para América Latina, vez que o centro regional de desenvolvimento fica no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, para retorno ao país de origem logo depois. “A Alaskan seria um produto importante porque aumentaria nossa cobertura. Hoje não estamos nas picapes maiores, um segmento muito competitivo. Analisamos as oportunidades, mas não há definição e não está previsto seu lançamento no Brasil.”

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