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57 AutoData | Setembro 2021 ção da companhia e o realinhamento da capacidade produtiva global estamos au- mentando de forma sustentável a nossa eficiência produtiva. Na Great Wall Motor encontramos um comprador que dará à fábrica de Iracemápolis e região uma nova perspectiva para o futuro”. Na época da inauguração, há coisa de cinco anos, a Mercedes-Benz dizia se or- gulhar da concepção flexível de produção de Iracemápolis, calcada justamente em baixo índice de automação e maior núme - ro de funcionários. Divulgou capacidade produtiva máxima ali de 20 mil unidades/ ano emdois turnos. Eramentão seiscentos os empregados. Por seu lado a Great Wall parece em- polgada com a compra: em comunicado publicado em seu site global prometeu gerar 2 mil empregos na nova fábrica e multiplicar por cinco sua capacidade, chegando a 100 mil unidades/ano para atender Brasil e América do Sul, mes- mo que por aqui não venda, ainda, um modelo sequer e tampouco conte com rede de concessionárias estruturada – o primeiro passo, inclusive, foi digno de trapalhada, com um perfil do Instagram a divulgar iniciativas e possíveis futuros modelos da empresa no País ter sido depois considerado ‘não oficial’ e reti - rado do ar. Segundo Liu Xiangshang, vice-presi- dente, “o investimento da GreatWall Motor criará mais empregos diretos e indiretos na região e impulsionará o desenvolvimento de P&D local e de indústrias relacionadas, promovendo a transformação e atualiza - ção da estrutura industrial local e contri - buindo com mais lucros e impostos para o governo brasileiro”. Ele prosseguiu considerando que “o Brasil é o maior e mais populoso país da América Latina e sua força econômica ocupa o primeiro lugar na América do Sul, com suas vendas de automóveis ocupando o sétimo lugar no mundo e um mercado consumidor de automóveis de grande potencial. Consideramos o Brasil um mercado estratégico no plano global de internacionalização”. Divulgação/Great Wall Motor No comunicado a GWM afirmou ainda que Iracemápolis será “uma das bases de produção global, para atender o merca - do doméstico brasileiro e o restante da América do Sul”. AGWM, segundo seus próprios dados, vendeu 615 mil unidades no primeiro se- mestre de 2021, sendo 61,5 mil no Exterior, especialmenteÁfrica do Sul, Austrália, Chi- le e Rússia. O plano é prá lá de ambicioso: atingir 1 milhão de unidades vendidas fora da China em 2025. AGWM opera com cinco marcas: além da GreatWall são suas Haval, Tank, Wey e Ora. A planta de Iracemápolis será a ter- ceira fora da China: já possui instalações próprias na Rússia e na Tailândia, além de operações de montagem em CKD oriun - dos da China na Bulgária, Equador, Malásia e Tunísia. Na China são quatro fábricas. Ah! Mesmo com a venda da fábrica a Mercedes-Benz não cortou todos os laços com Iracema, ou melhor, Iracemá - polis. Permanecerá lá com seu campo de provas e centro de testes para cami- nhões e ônibus, inaugurados em 2018 no mesmo complexo e que ficaram fora da negociação.

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