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58 Setembro 2021 | AutoData MONTADORAS » MERCADO A pós dobrar as vendas em 2020 quando comparadas com 2019 – ainda que a base fosse bastante tímida – a Ram, marca da Stellantis nascida de umdesdobramento da Dodge, trabalha agora para mais uma vez duplicar seu resultado nomercado brasileiro, desta vez em 2021 com relação ao ano passado. O objetivo sinaliza estar bem encami- nhado: com dois produtos em seu portfó- lio, as picapes grandes 1500 e 2500, até agosto, com 2,4 mil unidades vendidas, já superou com folga o volume registrado em todo o ano passado, 1 mil 475 unidades – em 2019, 652. Para atingir um novo dobro de um ano para outro faltam, portanto, pouquinho mais de quinhentas unidades a serem co- mercializadas emquatro meses: média de 125/mês, sendo que nos oito primeiros meses do ano esta média foi de 305/mês – cenário, portanto, tranquilo e favorável. Nem se o ritmo de vendas cair à metade de setembro até dezembro a meta deixará de ser cumprida e até mesmo superada. Os números do acumulado, entretan- to, poderiam ter alcançado desempenho ainda melhor não fosse a crise dos semi- condutores, que afetou as fábricas que fornecem os dois veículos para o merca- Por André Barros Grande no porte e nos números Ram caminha para mais uma vez dobrar volume de vendas no mercado brasileiro, repetindo feito do ano passado do nacional, ambas nos Estados Unidos. “Registramos em julho nosso melhor mês em vendas da história no Brasil”, celebra Everton Kurdejak, diretor comercial. “E este foi o terceiro recorde mensal consecutivo.” Os resultados passaram a quebrar as fronteiras a partir do início oficial das ven - das do modelo 1500, em abril. Há hoje “grande” fila de espera pelas picapes, segundo o executivo: nadamenos do que setemeses para a 2500 e de quatro a cinco para a 1500. O processo, diz ele, é “transparente” com a rede, que soma 52 pontos de venda, e com os clientes. Ainda assim até dezembro serão aber- tos mais quatro pontos de vendas Ram, suficientes para cobrir o território dese - jado pela diretoria por aqui. Em paralelo há estudos para novas versões dos dois modelos, embora exista limitação de pro- dução nos Estados Unidos. Ao menos uma novidade será anun- ciada muito em breve: segundo Breno Kamei, chefe da Ram na América Latina, será uma picape ainda maior do que a 2500: “Temos planos de importar também versões elétricas para o Brasil, mas ainda sem prazo definido”. Não há perspectiva de colocar pé no freio, de acordo com o diretor, que já negocia com os dirigentes da fábrica de Sterling Heights, Michigan, mais volume para o Brasil em 2022. Para, quem sabe, mais uma vez dobrar os números. Divulgação/Stellantis

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