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135 AutoData | Outubro 2021 Divulgação/Stellantis Volare: nova versão do Fly 10. Fiat Toro Black e Chrome Edition Gol: contrato para 250 eVTOLs. VWCO dobra vendas do Meteor AVolkswagen Caminhões e Ônibus lançou o cami- nhão Meteor no ano passado e até maio o modelo tinha registrado 1 mil emplacamentos. Nos últimos quatro meses o volume dobrou, chegando a 2 mil. De olho no crescimento da demanda a VWCO ampliou a oferta do modelo, com três opções de entreeixos 3,2 mil mm, 3,4 mil mm e 3,6 mil mm, e nova suspensão pneumática com sistema inteligente de distribuição de peso e oito bolsões de ar que pode equipar as configurações 6x2 e 6x4, nas versões 28.460 e 29.520. AVolare lançou uma versão do micro-ônibus Fly 10 dedicada ao segmento de fretamento com capacida- de para transportar até 38 passageiros. É uma opção para as operadores desse segmento porque omodelo tem consumo de combustível 35%menor do que um ônibus convencional e tem custo de aquisição até 20%menor, segundo comunicado da empresa A nova versão é equipada com motor Cummins ISF 3.8 de 162 cv de potência, sistema de freio eletropneumático e comprimento total de 10 m 10. A Fiat Toro ganhou duas novas versões: Chrome Edition e Black Edition. Ambas usam como base a configuração da Volcano Turbo 270 Flex. Segundo Herlander Zola, diretor da Fiat América do Sul e das operações comerciais Brasil, o visual dos modelos foi inspirado nas versões Ultra e Ranch, ampliando as opções para os clientes. Como o nome já diz o nome, a Black Edition traz pormenores pretos e escurecidos, como na grade frontal, rodas, retrovisores, rack de teto, maçanetas e emblemas. A série Chrome Edition acrescenta a grade frontal cromada. As duas versões usam o novo motor turbo flex da Stellantis, que gera 185 cv de potência e o câmbio é automático de nove marchas. O preço das duas novas versões é R$ 157 mil, com pacote de tecnologia disponível por mais R$ 5,5 mil. A Gol Linhas Aéreas assinou protocolo de inten- ções para adquirir 250 eVTOLs, aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, popularmente co- nhecidas como carros voadores. Produzidas pela irlandesa Avolon, caso sejam certificadas deverão chegar à malha aérea brasileira em 2025, segundo comunicado enviado aos investidores da Gol. O modelo escolhido, VA-X4 eVTOL, tem capacida- de para transportar quatro passageiros, além do piloto, à velocidade máxima de 320km/h. A ideia da companhia é usá-lo para pequenas rotas, pois seu alcance é de 160 quilômetros. São, segundo ela, mais silenciosos do que helicópteros. Agora a Avolon, junto com a Gol, trabalhará em estudo de viabilidade junto à ANAC, Agência Nacional de Avia - ção Civil, e ao DECEA, Departamento de Controle do Espaço Aéreo, para que saia a certificação e que o modelo esteja adequado à infraestrutura local. A intenção é que até 2024 toda essa burocracia seja resolvida. Divulgação/Gol

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