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136 Outubro 2021 | AutoData BMW e Mini deixam Abeifa Toyota lança serviço de assinatura 40 anos da primeira exportação VWCO YPF investe R$ 48 milhões As marcas BMW e Mini não fazem mais parte do quadro de associadas à Abeifa, entidade que repre- senta os revendedores de veículos importados no Brasil. Até julho os resultados das duas marcas do Grupo BMW foram computados e divulgados no começo de agosto, mas em setembro eles já não aparecem mais na lista. Em nota o Grupo BMW dis- se que “com aproximadamente 80% do volume de vendas vindo da produção local, como forma de não duplicar esforços e concentrar as atividades, optamos por seguir focados na Anfavea”. Nos últimos anos a BMWavançou com a sua produção local emAraquari, SC, de onde saem os modelos X1, X3, X4 e o Série 3. De janeiro a agosto a BMWregistrou 9 mil 533 vendas e a Mini 780, somando 10 mil 313 unidades. AToyota passou a oferecer seu serviço de carros por assinatura pormeio da Kinto, joint venture formada com a Mitsui. A solução, batizada de Kinto One Personal, integra investimento de R$ 1,1 bilhão anunciado em meados de 2020 a ser concluído em até cinco anos. Fazem parte do aporte também Kinto Share, de com- partilhamento de veículos damarca e Kinto One Fleet, de gestão de frotas corporativas. A princípio no One Personal haverá dois tipos de contrato, doze e outro 24 meses. Todo o portfólio da Toyota estará disponível para a modalidade, em franquias de 800 ou 1,5 mil quilômetros por mês. A contratação pode ser feita de forma 100% online, por meio da plataforma, ou então pode contar com auxílio de vendedor dentro da con- cessionária Toyota, onde também é possível realizar test-drive. A retirada do carro é feita na concessionária. A Volkswagen Caminhões e Ônibus celebrou em setembro a marca de 40 anos da sua primeira ex- portação, realizada em 1981, pouco meses depois de iniciar sua operação no Brasil. Naquele ano foram exportados 37 caminhões para mercados como Chile, Paraguai e México, países em que a empresa opera até hoje. Em setembro a VWCO também atingiu a marca de 160 mil caminhões e ônibus exportados em 40 anos para mais de trinta países da América Latina, África e Oriente Médio. Em 2021 seus embarques já somaram 5,2 mil unidades. A YPF investiu R$ 48 milhões em seu projeto de Planta do Futuro para readequar a estrutura da em- presa no Brasil e torná-la mais digital, reformando sua fábrica emDiadema, SP. O projeto está em andamento há cinco anos e já quadruplicou a capacidade de produção da YPF, com expectativa de novos avanços até 2023. Segundo turno na Caoa Anápolis A Caoa Montadora contratou 385 trabalhadores e deu início ao segundo turno de produção em Aná- polis, GO, de onde saem modelos Hyundai e Caoa Chery. O objetivo é expandir em 28% a capacidade produtiva da unidade. Mais contratações estão pro- gramadas: segundo o CEO Mauro Correia “só neste ano criamos 789 novos postos de trabalho diretos. Essas vagas fazem parte de um grande plano que iniciamos em 2020 para a planta de Anápolis, que inclui investimento de R$ 1,5 bilhão em cinco anos.” Os novos funcionários foram recrutados por meio do programa Caoa Capacita, parceria com o Senai: curso gratuito para desenvolver candidatos que desejam entrar na indústria. Desde abril foram matriculadas 1,1 mil pessoas, das quais 350 já estão trabalhando na fábrica como montadores de veículos, operadores de produção e auxiliares de logística. São produzidos ali Caoa Chery Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, Hyundai iX35, New Tucson e os caminhões HR e HD80. AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Divulgação/VWCO

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